Medalha
Bombeiros de resgate heroico em praia de Niterói são homenageados
Salva-vidas resgataram mulher em mar revolto e ondas gigantes

Após resgate heroico na Praia de Itaocatiara, na Região Oceânica de Niterói, os salva-vidas do 4º Grupamento Marítimo (4º GMar), Henrique Bruto e soldado Bruno Lasse receberam, nesta segunda-feira (30) a Medalha de Mérito Força e Coragem do Corpo de Bombeiros.
A condecoração é destinada a premiar os bombeiros militares que se destacam em operações de grande relevância, segundo a corporação. O cabo Bruto e o soldado Bruno receberam a medalha das mãos da própria mulher que eles resgataram na última quarta-feira (25).
Mariana Cavalcante Gomes Ribeiro foi salva depois de cair no mar ao ser surpreendida por ondas fortes e num mar revolto com muitas pedras submersas. A vítima foi içada pela aeronave da corporação e atendida por ambulância dos bombeiros que a aguardava na areia da praia. Ela apresentava sinais de afogamento e escoriações.
"Foi o salvamento da minha vida! De forma técnica e ágil, consegui acessar a vítima, que já apresentava sinais de exaustão, oferecendo a ela uma boia de flutuação. Ela foi conduzida a um ponto mais seguro do mar, onde o soldado Bruno nos forneceu auxílio e acionou o helicóptero. Estávamos no lugar certo, na hora certa para cumprir nossa missão", disse o cabo Bruto.
O comandante do Corpo de Bombeiros também exaltou a atuação dos salva-vidas.
"Vocês nos orgulham! Diante do risco cotidiano, ações de heroísmo fazem parte do nosso dia a dia. Mas esse salvamento foi além. Mesmo empregando a melhor técnica, não havia garantia do resultado. Não havia garantia da sobrevivência da vítima ou dos senhores. Nós trabalhamos, estudamos, treinamos, nos preparamos exatamente para esses dias difíceis. Parabéns. Continuem sendo exemplo", afirmou o coronel Tarciso Salles.
Emocionada, Mariana Cavalcante também agradeceu o salvamento aos bombeiros.
"Eles são anjos que foram enviados ao meu socorro. Eu já estava sem forças, entregando os pontos, quando eles chegaram. Agradeço eternamente pelo ato de coragem e determinação desses heróis. Eles arriscaram a própria vida para me salvar", disse Mariana.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!