Esquema
Carnaval no Rio: saiba tudo sobre o trânsito e transporte público
Oito milhões de pessoas devem circular pela cidade na folia

A Prefeitura do Rio apresentou, nesta sexta-feira (21), o Plano Operacional para o Carnaval 2025, no Centro de Operações Rio (COR). A previsão é de que 8 milhões de pessoas circulem pela cidade durante os dias de festejos. Somente na Marquês de Sapucaí serão sete dias de desfiles, distribuídos entre a Série Ouro, o Grupo Especial e as Escolas Mirins.
A CET-Rio vai implementar um esquema especial de trânsito no Centro da cidade e nas principais vias de acesso para garantir a segurança viária e a fluidez do tráfego nas regiões dos desfiles. A operação contará com 250 operadores de trânsito por dia, incluindo agentes da CET-Rio, Guarda Municipal e apoiadores, que vão trabalhar para coibir estacionamento irregular, ordenar cruzamentos e realizar os bloqueios necessários.
Além disso, 19 reboques, 43 motocicletas e 25 veículos operacionais estarão à disposição para a desobstrução das vias. O trânsito será monitorado de perto pelo Centro de Operações Rio (COR), com o apoio de 36 painéis de mensagens variáveis para informar os motoristas.
Carros alegóricos começam a se deslocar na quinta
A movimentação dos carros alegóricos para o Sambódromo ocorrerá em dois momentos: o primeiro, na madrugada de quarta-feira para quinta-feira (27/02), com o transporte dos carros do Caju para a Cidade do Samba, e o segundo na madrugada de sexta-feira (28/02), com interdições a partir das 21h para o deslocamento de oito agremiações.
Motoristas devem evitar a área devido ao intenso fluxo de veículos, especialmente durante o deslocamento dos carros alegóricos. O desfile das Escolas da Série Ouro na sexta-feira (28/02) também vai acarretar o fechamento da Avenida Presidente Vargas a partir da meia-noite de quinta para sexta-feira, com a interdição da pista central no sentido Praça da Bandeira.
As interdições e desvios de trânsito no Centro serão implementadas conforme horários específicos, com foco no fechamento de ruas e vias estratégicas, como a Rua Frei Caneca e a Avenida Trinta e Um de Março, a partir das 19h30.
A recomendação para a população é que dê preferência ao uso do transporte público, como metrô e trem, para evitar congestionamentos e minimizar os impactos no trânsito durante esse período.
Transporte público
A Secretaria Municipal de Transportes programou uma série de interdições que ocorrerão nos entornos do Sambódromo, no Centro, e da Estrada Intendente Magalhães, na Zona Norte. Ônibus, BRT, VLT, Metrô e Supervia funcionarão durante a madrugada, e táxis terão pontos de embarque no entorno do Sambódromo.
Ônibus
Haverá reforço na operação dos serviços noturnos de transporte de ônibus que atendem a região do Sambódromo, com opção de integração com o Terminal Gentileza: Linhas 104 / SN104 (Terminal Gentileza x São Conrado) e SN309 (Terminal Gentileza x Alvorada), com ponto na pista lateral da Avenida Presidente Vargas, sentido Praça da Bandeira.
BRT
O BRT funcionará 24 horas durante o Carnaval.
Sambódromo - Terminal Gentileza - Público pode fazer integração com o VLT ou linhas 104 / SN104 (Terminal Gentileza x São Conrado) e SN309 (Terminal Gentileza x Alvorada)
Intendente Magalhães - Na ida, o público deve utilizar as estações Campinho ou Pinto Teles, que terão um horário de funcionamento especial. O retorno, após os desfiles, deve ser realizado pelo Terminal Paulo da Portela, a partir das 4h, ou a estação Madureira - Manaceia, aberta 24 horas.
Táxi
Entre os dias 28/2 e 4/3, e no dia 8/3, o acesso dos táxis às áreas bloqueadas se dará da seguinte forma:
Início do bloqueio às 19h;
Até às 20h: liberado para todos os Táxis com passageiros (para desembarque);
Das 20h até o fim do bloqueio: somente Táxi.Rio credenciado com QR Code;
Táxi especial para PCD pode acessar a área de bloqueio sem restrição.
Metrô Rio
Durante o Carnaval, o MetrôRio funcionará entre as 5h de sexta-feira (28/02) e as 23h59 de quarta-feira (5/03). Para o Desfile das Campeãs (8/03), o funcionamento será entre as 5h do dia 08/03 (sábado) e as 23h do dia 9/03 (domingo).
Para acessar o Sambódromo, para os setores pares, o desembarque será na estação Praça Onze (concentração nos Edifício dos Correios). Enquanto para os setores ímpares, será realizado na estação Central do Brasil (concentração no Edifício Balança Mas Não Cai e no Terreirão do Samba).
SuperVia
Para garantir a mobilidade dos foliões durante o Carnaval, a SuperVia preparou um esquema especial com viagens extras ao longo do dia e nas madrugadas, atendendo os ramais de Japeri, Santa Cruz (incluindo Deodoro), Saracuruna e Belford Roxo.
A Estação Central do Brasil ficará aberta 24 horas, de sexta-feira (28/02) até o último trem da quarta-feira (05/03). Durante a madrugada, todas as outras estações funcionarão apenas para desembarque de passageiros.
Na sexta-feira (28/02), os trens circulam com a grade horária de dia útil e viagens extras na madrugada para facilitar o deslocamento dos foliões.
Entre sábado (1/03) e quarta-feira (05/03), os trens funcionarão com a grade de sábado como referência para toda a operação. Serão feitas viagens extras ao longo do dia, conforme demanda, e haverá partidas adicionais da Central do Brasil no fim da noite.
Na quinta e na sexta pós-Carnaval (06 e 07/03), os trens circularão conforme a grade de dias úteis, com ajustes de acordo com a demanda.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!