Logo Enfoco


    Esquenta!

    Carnes pra churrasco, protetor solar: o que o povo está comprando no pré-Carnaval

    Pesquisa mostra variações de preços de quase 140%

    Publicado 20/02/2025 às 12:17 | Atualizado em 20/02/2025 às 12:28 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Pesquisa de preços é melhor opção para clientela não sair no prejuízo
    Pesquisa de preços é melhor opção para clientela não sair no prejuízo |  Foto: Divulgação / Sedcon

    Cosméticos como protetor solar, repelente e maquiagem, alimentícios para churrasco como carnes, linguiça e asa de frango e bebidas alcoólicas, energéticos, água e refrigerante são os produtos mais procurados neste período de Carnaval.

    A constatação está em pesquisa feita entre os dias 4 e 12 de fevereiro pela Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (Sedcon) e o Procon do Estado do Rio de Janeiro (Procon-RJ).

    A apuração foi realizada tanto em estabelecimentos físicos, quanto em lojas online. Nos 46 itens pesquisados, as variações entre produtos da mesma categoria e marca chegam a 139,80%.

    Pesquisa de preços é melhor opção para clientela não sair no prejuízo
    Pesquisa de preços é melhor opção para clientela não sair no prejuízo |  Foto: Divulgação / Sedcon

    Em análise à pesquisa, a Diretoria de Estudos e Pesquisas identificou variações consideráveis no valor do mesmo produto entre os diferentes estabelecimentos.

    Entre eles: uma cartela com pedras adesivas da marca Face Gems, que variou 139,80%, um repelente da marca Repelex, que variou 112,79%, água mineral sem gás da Minalba, com uma variação de 73,55% e picanha Maturatta Friboi, em que os preços apresentaram uma diferença de 57,22%.

    De acordo com o secretário da Sedcon, Gutemberg Fonseca, essas variações evidenciam para o consumidor a necessidade de pesquisa antes da compra.

    “Essa pesquisa é essencial para os consumidores, pois permite identificar as melhores opções de preços, resultando em uma economia considerável. Com base nesse estudo, os foliões conseguem planejar suas compras de forma mais estratégica, aproveitando as melhores ofertas e facilitando a organização para evitar gastos excessivos", afirma o secretário.

    A apuração foi realizada tanto em estabelecimentos físicos, quanto em lojas online
    A apuração foi realizada tanto em estabelecimentos físicos, quanto em lojas online |  Foto: Divulgação / Sedcon

    Para auxiliar ainda mais os consumidores nesta época de Carnaval, a Secretaria e a Autarquia também estão dando orientações como dicas para reservar hotéis e pousadas, fazer compras seguras, entre outros temas nas redes sociais oficiais.

    O secretário Gutemberg Fonseca destaca que essas orientações são fundamentais para que os consumidores realizem suas compras com mais tranquilidade, assegurando seus direitos.

    "A Secretaria e a Autarquia estão comprometidas em apoiar os consumidores na defesa de seus direitos por meio de fiscalizações, pesquisas de preços e orientações úteis. Uma dica especialmente importante é que, ao comprar os produtos para churrasco, os foliões também se atentem à data de validade dos produtos e a condição da embalagem. Se o alimento ou bebida estiver vencido, com a embalagem amassada, violada ou rasgada, orientamos que não comprem."

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Mulher morre após mal súbito durante exercício em academia; vídeo

    Próximo artigo
    >

    Bandido usa 'máscara da pandemia' para assaltar banca em Niterói; vídeo

    Relacionados em Rio