Logo Enfoco


    Interdição

    Copacabana será 'fechada' para o show de Lady Gaga

    Esquema de trânsito foi revelado nesta sexta (25)

    Publicado 25/04/2025 às 11:20 | Autor: Gabriel Villa Nova
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Este será o único show de Lady Gaga no Brasil em 2025
    Este será o único show de Lady Gaga no Brasil em 2025 |  Foto: Rede social/Instagram

    A Prefeitura do Rio anunciou, na manhã desta sexta-feira (25), que o esquema de trânsito para o show da Lady Gaga, no dia 3 de maio, na Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio, será similar ao do Réveillon. Com isso, ambas as pistas da Avenida Atlântica serão fechadas a partir de 7h do dia da apresentação.

    Carros, inclusive de aplicativos, só vão poder trafegar pelo bairro até às 18h. A partir das 19h30, táxis e ônibus também não poderão passar pelas ruas da região. Com isso, só será possível chegar no local a pé depois desses respectivos horários.

    À 0h de sexta-feira, dia anterior ao show, o estacionamento será proibido em todo o bairro. Já a partir de meia noite de sábado (4), ônibus fretados não poderão entrar em Copacabana e nem estacionar em bairros vizinhos, como em Botafogo, por exemplo. A previsão é que as vias só sejam liberadas às 4h de domingo (5).

    Metrô

    De acordo com Marcelo Mancini, coordenador da área de Planejamento e Controle Operacional no MetrôRio, a melhor maneira do público chegar a Copacabana será através do metrô. As estações Cardeal Arco Verde, Siqueira Campos e Cantagalo vão funcionar sem parar para atender a alta demanda de pessoas.

    O esquema começará a partir das 5h de sábado (3) e vai até às 23h de domingo (4). As demais estações funcionarão normalmente, das 5h à 0h. Após o horário, ficarão abertas apenas para desembarque até às 7h de domingo.

    Ainda segundo Mancini, a recomendação é que os fãs deem preferência a estação Siqueira Campos, já que ela tem 50% a mais de capacidade das demais e tem uma estrutura melhor. Ele explicou também que a estação Cardeal Arcoverde funcionará apenas para desembarque das 16h às 22h. Após esse horário, funcionará somente para embarque com cartões pré-adquiridos ou método de pagamento por aproximação (NFC).

    A Central do Brasil vai reabir a partir de meia-noite de domingo (5) e terá trens extras, com intervalos a cada 1h, para as estações de Santa Cruz (1h, 2h, 3h e 4h30), Saracuruna (0h45, 1h45, 2h45 e 4h) e Japeri (0h30, 1h30, 2h30 e 4h).

    Recorde de público

    A cidade está se preparando para o mega-evento. A expectativa, segundo a Prefeitura do Rio, é que 1,6 milhão de pessoas compareçam ao show, superando a apresentação da Madonna, no ano passado.

    Durante a coletiva, foram revelados também detalhes do palco em que a artista vai se apresentar. A estrutura, que já está sendo montada em frente ao Hotel Copacabana Palace, vai contar com 1.260 metros quadrados, uma passarela e painéis de LED gigantes.

    Programação

    Antes da grande apresentação de Lady Gaga, o público vai contar com um "esquenta". A programação começa logo às 17h30, com a apresentação de um DJ, ainda não revelado. O mesmo vai acontecer às 19h30. A expectativa é que a cantora suba ao palco por volta das 21h45 e que o show tenha duração de duas horas e meia. Após a apresentação, mais um DJ sobe ao palco, para fechar o espetáculo, às 0h15.

    VLT

    O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Rio de Janeiro funcionará das 23h do dia do show até às 5h do dia seguinte de forma ininterrupta, pela linha Terminal Gentileza x Central, e com intervalos de 20 minutos. Serão aceitos RioCard e Jaé como forma de pagamento.

    BRT

    Algumas linhas do BRT vão funcionar sem parar. São os casos Transoeste: 11 e 22, Transcarioca: 38, Transolímpica: 51, Transbrasil: 60 e 80.

    Segurança e limpeza

    Serão instaladas 78 torres de segurança em toda a extensão da Praia de Copacabana, além de 18 câmeras de reconhecimento facial nas revistas, 150 detectores de metal, além de 1.310 agentes da Guarda Municipal, 78 viaturas, 24 motocicletas, 9 reboques, 4 drones. A Polícia Militar ainda não detalhou como será a operação.

    Já a Comlurb, afirmou que não haverá coleta regular de lixo no sábado (3). O descarte deve ser feito somente no final da tarde do domingo (4). A alteração serve para os prédios residenciais e comércios da região.

    A companhia detalhou que estarão disponíveis 1.630 garis, 2.000 contêiners de lixo de 240 litros e 200 contêiners de 1.200 litros na areia e no calçadão. 550 cabines sanitárias serão instaladas ao longo da orla, incluindo para PCD. Esta será a maior operação da história em eventos na cidade.

    Posto médico

    No total, haverá três postos médicos na Avenida Atlântica, sendo um na altura da Princesa Isabel, um na República do Peru e outro na Praça do Lido.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Ladrão de Niterói usa bicicleta roubada para levar escada gigante

    Próximo artigo
    >

    Mulher morre após misturar produtos de limpeza para faxina

    Relacionados em Rio