Logo Enfoco


    Luto

    Cristina, irmã de Chico Buarque, morre aos 74 anos no Rio

    Cantora lutava contra um câncer de mama há um ano

    Publicado 20/04/2025 às 15:32 | Autor: André Silva
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Informação da morte da cantora foi confirmada pelo filho
    Informação da morte da cantora foi confirmada pelo filho |  Foto: Reprodução

    A cantora e compositora Cristina Buarque morreu na manhã de domingo (20), aos 74 anos. A informação foi confirmada pelo filho dela, Zeca Ferreira, em postagem nas redes sociais.

    Cristina lutava contra um câncer de mama há um ano e deixa cinco filhos: Ana, Zeca, Paulo, Antônio e Maria do Carmo. O velório acontece nesta segunda-feira (21). Segundo a família, também será marcado um gurufim, despedida com música.

    Nascida em São Paulo, em 1950, Maria Christina Buarque de Hollanda era filha do historiador Sérgio Buarque de Hollanda e da pianista Maria Amélia Buarque de Hollanda. Irmã de Chico Buarque, Miúcha e Ana de Hollanda, Cristina sempre se manteve distante dos holofotes e construiu carreira própria no samba.

    Ela ficou conhecida em todo o país ao gravar, em 1974, a música "Quantas Lágrimas", de Manacéia, no disco de estreia que levava seu nome. Mais tarde, lançou os álbuns “Prato e faca”, “Arrebém”, “Vejo amanhecer” e “Resgate”. Em 1995, gravou um disco dedicado a Noel Rosa com o músico Henrique Cazes.

    Moradora da Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro, Cristina era conhecida por comandar uma roda de samba na região. Também frequentava bares como o Bip Bip, em Copacabana, onde era presença constante nas rodas e querida pelos amigos.

    Homenagem do irmão

    Chico Buarque prestou uma homenagem à irmã, Cristina Buarque, em uma publicação nas redes sociais. Ele compartilhou um vídeo dos dois cantando juntos a música "Sem Fantasia", composta pelos irmãos e lançada em 1968.

    Na legenda da publicação, Chico escreveu apenas: "Cristina". No vídeo, eles cantam versos como "Vem, meu menino vadio / Vem, sem mentir pra você / Vem, mas vem sem fantasia / Que da noite pro dia / Você não vai crescer."

    Nos comentários, seguidores lamentaram a morte da artista e deixaram mensagens de apoio ao cantor. “Meus sentimentos, Chico, família, amigos e admiradores”, escreveu um perfil. “Meus sentimentos mais profundos”, disse outro.

    Mais homenagens

    Zeca Ferreira publicou um texto em homenagem à mãe. “Uma cantora avessa aos holofotes. Como explicar um negócio desses em qualquer tempo? Mas como explicar isso nesse tempo específico? Mas foi isso a vida inteirinha dessa mulher que tivemos, nós 5, a sorte grande de ter como mãe. Uma vida inteira de amor pelo ofício e pela boa sombra. ‘Bom mesmo é o coro’, ela dizia, e viveria mesmo feliz a vida escondidinha no meio das vozes não fosse esse faro tão apurado, o amor por revirar as sombras da música brasileira em busca de pequenas pérolas não tocadas pelo sucesso, porque o sucesso, naqueles e nesses tempos, tem um alcance curto. (...) Farol, chefia, braba, a dona da porra toda. Vai em paz, mãe", publicou.

    Silvia Buarque, sobrinha da cantora, também fez uma postagem: “Minha tia Christina, meu amor. Para sempre comigo”, escreveu.

    O Bip Bip homenageou Cristina com um longo texto, lembrando histórias e a importância da artista para o samba:

    “Com toda tristeza anunciamos que nossa Maria Christina Ferreira (pra mundo a Cristina Buarque, pro Alfredinho a Cretina, pra muitos a Chefia) nos deixou essa manhã. (...) Formou gerações com suas gravações e repertório, sempre generosa com o material e o conhecimento que acumulou durante anos de rodas de samba. (...) Podemos passar a vida falando dela, da sua importância pro samba, pro nosso bar, pras nossas vidas, e vamos fazer isso sempre. Neném já abriu a primeira pra te esperar!”, disse.

    Presidente Lula

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a morte de Cristina Buarque em nota divulgada nesta Páscoa. Ele destacou a importância da cantora para o samba e se solidarizou com os familiares e com o irmão da artista, Chico Buarque.

    "Quero expressar meus profundos sentimentos pelo falecimento de Cristina Buarque. Cantora e compositora talentosa, teve um papel extraordinário na música brasileira ao interpretar as canções de alguns dos mais importantes compositores do samba carioca, ajudando a poesia e o ritmo dos morros do Rio a conquistarem os corações dos brasileiros.

    Aos seus familiares e ao meu amigo Chico Buarque, deixo minha solidariedade e um forte abraço", escreveu Lula.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo

    Relacionados em Rio