Logo Enfoco


    Denúncia

    Golpistas 'fisgam' queixas de clientes e se passam por suporte

    Falsários criam conta no Instagram com logo da empresa

    Publicado 07/07/2024 às 19:17 | Atualizado em 08/07/2024 às 12:38 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Golpistas pedem às vítimas para abrir aplicativo de banco para 'devolver' valor da compra
    Golpistas pedem às vítimas para abrir aplicativo de banco para 'devolver' valor da compra |  Foto: Divulgação / PIxabay

    A cada dia, os golpistas se superam para roubar as pessoas na internet, não é mesmo? Um dos mais recentes é se passar por suporte de loja com a falsa promessa de devolução de dinheiro do produto não entregue.

    Foi o que aconteceu com uma professora, que mora na Região Metropolitana do Rio e recebeu contato do golpista pouco tempo depois de escrever um comentário em uma publicidade das Casas Bahia, neste sábado (6).

    Leia +: Site dá dicas contra golpes mais aplicados na internet

    Leia +: Conheça o novo golpe do Pix que promete dinheiro extra por 'missão'

    "Aproveitando-se da resposta da loja para que conversássemos no direct (conversa privada do Instagram), o golpista mandou mensagem com um perfil falso (suporte, nome e logo da loja), pedindo número de telefone para 'resolver' o problema", contou a mulher que desligou e depois bloqueou e denunciou a conta, quando o golpista pediu para abrir o aplicativo do banco para supostamente "receber" o valor do produto não entregue através de PIX.

    Imagem ilustrativa da imagem Golpistas 'fisgam' queixas de clientes e se passam por suporte
    |  Foto: Grupo Enfoco

    "É preciso ficar muito atento porque eles nos pegam pelo emocional, ou seja, quando dizem que a loja vai devolver o que foi gasto, a gente quase cai porque se sente a princípio aliviado de ter o dinheiro gasto de volta, depois de tanto stress em intermináveis trocas de e-mails com a empresa e nada de receber o produto", alertou a cliente que se sentiu aliviada de não ter tido o saldo da conta zerado.

    Dicas para escapar de golpes

    A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) criou, em outubro do ano passado, um site com dicas contra golpes. Segundo o órgão, os golpes na internet têm se intensificado porque o ambiente virtual está cada vez mais inserido na vida dos brasileiros.

    O que disse a Casas Bahia 

    A empresa informou, através de nota, que investe em recursos para prevenção de riscos online, compra segura dos clientes.

    "Trabalhamos com uma comunicação ativa com nossos clientes a fim de informá-los sobre como identificar as páginas oficiais da marca. Além disso, criamos uma página dedicada ao tema em https://www.grupocasasbahia.com.br/seguranca/ . Sobre o perfil de suporte mencionado, a empresa reitera que não pertence à marca e que está tomando as providências junto aos responsáveis em hospedar o perfil falso".

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Dupla especializada em furtar casas de luxo no Rio é presa

    Próximo artigo
    >

    Moradores denunciam som alto e palavrões durante evento em Niterói

    Relacionados em Rio