Investigação
Homem morre à espera de atendimento em UPA no Rio
Testemunhas denunciam demora
Um homem, cuja identidade ainda não foi revelada, morreu na noite de sexta-feira (13) enquanto aguardava atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade de Deus, localizada em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O caso gerou grande repercussão nas redes sociais, após imagens mostrarem o paciente desacordado, sentado em uma cadeira da unidade, sendo retirado pelos funcionários e colocado em uma maca.
Testemunhas que estavam na UPA no momento do ocorrido relataram que o paciente chegou à unidade gritando de dor, mas, mesmo assim, teve que aguardar atendimento. Foi somente após outros pacientes começarem a gritar dizendo que ele havia morrido que os funcionários o atenderam. A demora no atendimento gerou indignação entre aqueles que estavam no local.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foi procurada e, em nota, informou ao ENFOCO que a coordenação da UPA Cidade de Deus abriu uma sindicância para apurar o caso. A SMS afirmou que irá usar as imagens e os registros dos prontuários médicos para investigar as circunstâncias que levaram à morte do paciente.
Segundo os relatos iniciais dos profissionais da unidade, o paciente estava lúcido e entrou na UPA caminhando, acompanhado por uma pessoa que informou não poder permanecer no local. Dados do sistema indicam que a classificação de risco foi realizada às 20h30, e, poucos minutos depois, a equipe médica foi acionada, pois o paciente havia perdido a consciência. Ele foi encaminhado para a Sala Vermelha, onde recebeu atendimento, mas infelizmente não resistiu, sendo constatada a parada cardiorrespiratória.
O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para a apuração da causa da morte.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!