Trabalho
Mais de 2,5 mil vagas de emprego e estágio abertas no Rio
Oportunidades são voltadas a todos os níveis de escolaridade

O Governo do Estado divulgou, nesta segunda-feira (25), 2.575 oportunidades de emprego e estágio no Rio de Janeiro, captadas pela Secretaria de Trabalho e Renda, somando as duas formas de trabalho.
Por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine), são oferecidas essa semana 1.384 posições com carteira assinada, distribuídas pelas regiões Metropolitana, Serrana e Médio Paraíba. Para quem busca estágio ou uma chance como Jovem Aprendiz, há um total de 1.191 vagas ofertadas pelo Centro de Integração Empresa Escola (CIEE).
A Região Metropolitana oferece remuneração de dois a três salários mínimos (R$ 3.036 a R$ 4.554) para funções como a de jornalista, exigindo ensino superior completo; borracheiro, ensino fundamental incompleto; e motorista carreteiro, ensino médio completo. Em todas as oportunidades, é preciso ter experiência anterior. Além disso, são 104 vagas exclusivas para Pessoas com Deficiência (PcD) em diferentes funções e faixas salariais.
De acordo com o Observatório do Trabalho do Estado, a maioria das vagas captadas (67,4%) é do setor de Serviços, enquanto 32,6% são do Comércio. Por nível de escolaridade, 42,8% das oportunidades pedem o ensino médio completo e 31,8%, o fundamental completo. A maior parte das vagas (64,6%) exige experiência.
É importante manter cadastro e currículos atualizados no Sistema Nacional de Emprego, que analisa o perfil do candidato e a vaga cadastrada pelo empregador. Para se inscrever ou atualizar o cadastro, é necessário ir a uma unidade do Sine com os documentos de identificação civil, carteira de trabalho, PIS/PASEP/NIT/NIS e CPF. Os endereços das unidades e os detalhes de todas as oportunidades oferecidas podem ser encontrados no Painel Interativo de Vagas, neste site.
Quem busca uma oportunidade de estágio ou jovem aprendiz, pode se candidatar a uma das 1.191 vagas oferecidas pelo CIEE. Informações mais detalhadas podem ser obtidas neste site.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!