Educação

Mais de 600 vagas abertas para cursos superiores na Faetec

Inscrições ficam disponíveis até dia 25 de janeiro

Os candidatos que não forem classificados podem manifestar interesse em participar da lista de espera entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro
Os candidatos que não forem classificados podem manifestar interesse em participar da lista de espera entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro |  Foto: Divulgação

Foram abertas 636 vagas na Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec). Isso por meio do Sistema de Seleção Unificado (SiSU) do Ministério da Educação (MEC).

As oportunidades são para ingresso nos Institutos Superiores de Educação e Faculdades de Educação Tecnológica da rede.

A seleção dos candidatos às vagas terá como base os resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) referente ao ano de 2023. As inscrições ficam abertas até dia 25 de janeiro.

Cursos

As oportunidades são para cursos em Pedagogia, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão Ambiental, Logística e Tecnologia da Informação e Comunicação. 

Se comparado com o mesmo período do ano passado, em 2024 houve um aumento de 122% de vagas disponíveis via SiSU. Para a presidente da Faetec, Caroline Alves, isso amplia a possibilidade para entrar no mercado de trabalho com qualificação.

“Esse ano, mais que dobramos a oferta de vagas pelo SiSU para os Institutos Superiores de Educação e Faculdades de Educação Tecnológica da Faetec. Com isso, estamos contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do nosso estado. Estamos oferecendo uma oportunidade para aqueles que buscam o desenvolvimento e a formação profissional", destaca.

Quais unidades?

As unidades da Faetec com vagas são: Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro (Faeterj) em Petrópolis, Paracambi, Duque de Caxias e Rio (capital), Instituto Superior de Educação Prof. Aldo Muylaert (Isepam), em Campos dos Goytacazes, e Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj). 

Serão destinadas 45% das vagas para os candidatos com carência socioeconômica comprovada, através do Cad Único do Governo Federal, por meio da inscrição individual ou familiar, sendo separados pelo sistema de cotas, com 20% para estudantes negros, indígenas e quilombolas.

Além disso, são 20% para oriundos da rede pública de ensino e 5% para pessoas com deficiência, filhos de policiais civis, militares, bombeiros militares, inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço.

Como fazer?

Para a efetivação da matrícula, o candidato precisa estar munido de original e cópia dos documentos: certidão de nascimento ou certidão de casamento; identidade; CPF; três fotos 3 x 4 recentes; certificado de conclusão do Ensino Médio; histórico escolar do Ensino Médio; título de eleitor, para os candidatos maiores de idade com comprovante de quitação eleitoral; certificado de reservista, para os candidatos do sexo masculino, maiores de 18 anos; e comprovante de residência.

Os candidatos que não forem classificados podem manifestar interesse em participar da lista de espera entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro de 2024. As datas para chamar quem se candidatou na lista de espera ainda serão divulgadas.

< Temporais afetam cerca de 100 mil pessoas no Rio; doze morreram Botafogo encara o Boavista buscando manter a invencibilidade <