Impactos
Manutenção do Guandu: água só deve voltar com força na sexta-feira
Normalização no abastecimento deve levar até três dias
![Pode faltar água em mais de 40 bairros do Rio de Janeiro](https://cdn.enfoco.com.br/img/Facebook/120000/500x700/Sem-agua-e-no-calorao-moradores-de-Niteroi-pedem-s0012654700202502051504-7.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn.enfoco.com.br%2Fimg%2FFacebook%2F120000%2FSem-agua-e-no-calorao-moradores-de-Niteroi-pedem-s0012654700202502051504.jpg%3Fxid%3D611873&xid=611873)
A partir desta terça-feira (11), a Cedae inicia uma manutenção emergencial programada em uma das adutoras do Sistema Guandu, que deve impactar o abastecimento de água em mais de 40 bairros do Rio de Janeiro e em municípios da Baixada Fluminense. A operação ocorre das 7h às 16h, e a normalização do fornecimento pode levar até três dias.
A operação vai reduzir a capacidade da Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu para 61%. A interrupção afetará bairros da Zona Oeste, como Bangu, Campo Grande, Santa Cruz e Barra de Guaratiba; além de cidades da Baixada Fluminense, como Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nova Iguaçu, Queimados e São João de Meriti.
A Rio+Saneamento, responsável pela região, alerta que o processo de regularização será gradual e pode se estender por até 72h (três dias), dependendo da localidade.
A Cedae reforça que, assim que a produção de água na ETA Guandu retornar a 100%, o abastecimento será normalizado de forma progressiva. Enquanto isso, as concessionárias orientam os moradores a evitar atividades que demandem grande consumo de água, como lavagem de carros e calçadas, até que o serviço seja concluído e o fornecimento restabelecido por completo.
![Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco](/themes/portal-efo-deploy/assets/img/grupo_facebook/bg_grupo_facebook_mobile.png)
![Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco](/themes/portal-efo-deploy/assets/img/grupo_facebook/bg_grupo_facebook_desktop.png)
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!