G20
Megaferiado no Rio: saiba quem terá direito a folgas
Segundo um projeto de lei aprovado, serão seis dias de feriado
Os moradores do Rio poderão aproveitar dois novos feriados em novembro deste ano. O projeto de lei aprovado pela Câmara dos Vereadores foi sancionado pelo prefeito Eduardo Paes no último dia 22 e publicado no Diário Oficial de quarta-feira (23).
Essa decisão foi tomada para facilitar a logística da Cúpula de Chefes de Estado e de Governo do G20, um evento de grande importância global que ocorrerá na cidade.
Além de facilitar o deslocamento dos líderes mundiais e suas comitivas, a medida visa auxiliar no planejamento das várias reuniões paralelas que acontecerão durante o evento.
Datas
Marcada para os dias 18 e 19 de novembro, a cúpula será realizada entre dois feriados: o da Proclamação da República (15), que cai numa sexta-feira, e o Dia da Consciência Negra (20), na quarta seguinte.
Um projeto de lei aprovado pela Câmara dos Vereadores e sancionado pelo prefeito Eduardo Paes "uniu" os dias 18 (segunda) e 19 (terça) — quando os chefes de Estado estarão realmente no Rio.
Com um fim de semana no meio (16 e 17), o megaferiadão se estenderá de sexta, dia 15, até quarta, dia 20.
Serviços essenciais
No entanto, nem todos poderão aproveitar esse megaferiadão. De acordo com a lei, os serviços essenciais devem manter suas atividades normalmente durante os feriados. Confira a lista:
- Comércio de rua;
- Bares e restaurantes;
- Hotéis, hospedarias e pousadas;
- Centros e galerias comerciais, bem como shopping centers;
- Estabelecimentos culturais, como teatros, cinemas e bibliotecas;
- Pontos turísticos;
- Empresas jornalísticas e de radiodifusão sonora e de imagens, bem como empresas programadoras e de produção de televisão por assinatura;
- Indústrias localizadas nas Áreas de Planejamento (APs) 3, 4 e 5;
- Padarias;
- Estabelecimentos que desenvolvem atividades por meio de trabalho remoto.
Esses serviços continuarão a funcionar como em um dia normal, inclusive em legislação trabalhista.
O que é G20?
O G20 é um fórum internacional que agrupa as 19 principais economias do mundo, além da União Europeia e, mais recentemente, da União Africana.
Estabelecido em 1999, seu propósito é promover a cooperação econômica e financeira global. Após a crise de 2008, seu escopo se ampliou para incluir debates entre chefes de Estado e de Governo sobre questões como mudanças climáticas, desigualdade social e sustentabilidade.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!