Mudanças
Multas de velocidade na Avenida Brasil serão canceladas: entenda!
Secretaria de Transporte anunciou medida na noite da sexta (6)
A Prefeitura do Rio de Janeiro decidiu cancelar as multas aplicadas por excesso de velocidade na pista seletiva da Avenida Brasil, referentes ao período em que o limite de velocidade era de 40 km/h. A decisão, anunciada pela secretária de Transportes Maina Celidônio na noite de sexta-feira (6), foi tomada após a constatação de um erro no cálculo do limite imposto, que gerou impactos negativos no trânsito.
As multas registradas entre 30 de março e 29 de julho serão anuladas, e motoristas que já pagaram as infrações serão reembolsados. Uma nova resolução detalhando a medida será publicada na próxima segunda-feira.
De acordo com o prefeito Eduardo Paes, a decisão de cancelar as multas partiu da própria Secretaria de Transportes, após perceber que o limite de velocidade de 40 km/h, definido pela prefeitura, foi calculado incorretamente, causando problemas no tráfego.
O limite de 40 km/h foi implementado inicialmente para garantir a segurança nas áreas próximas às estações do BRT Transbrasil, mas acabou provocando lentidão significativa na via, especialmente em horários de pico, conforme informado pela pasta. Em julho, a velocidade foi reajustada para 60 km/h e o fluxo de veículos foi reestabelecido.
A pista seletiva da Avenida Brasil, que havia sido reativada em outubro do ano passado, permanece destinada a ônibus e BRTs, com liberação para carros e motos em horários específicos.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!