Carga
Passagem de supercomputador pode atrasar trânsito; veja local
Equipamentos são destinados para atualização
O transporte do novos equipamentos para atualização do supercomputador Santos Dumont pode causar retenções na BR-040 ao longo da manhã desta terça-feira (12). É que a carga de 19 toneladas está sendo levada para o Laboratório Nacional de Computação Científica, situado em Petrópolis, na Região Serrana.
O RIOgaleão Cargo recebeu as novas peças na madrugada desta segunda-feira (11). O supercomputador desempenha um papel crucial no apoio a projetos de pesquisa em várias áreas do conhecimento e está classificado entre os 500 mais poderosos do mundo.
Segundo informações da Band News, a BR-040 poderia enfrentar retenções no tráfego a partir das 10h30. A previsão é de que a interdição na subida dure cerca de 2 horas. ENFOCO ainda tenta contato com a concessionária Concer.
Este é o segundo envio de partes do supercomputador para o Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional Tom Jobim, que já havia recebido um lote similar em 2019. Na ocasião, também foi montada uma operação especial para o transporte e armazenamento dos equipamentos.
O Santos Dumont, um dos supercomputadores mais potentes do Brasil, é crucial para avanços científicos e tecnológicos em áreas como climatologia, biotecnologia, inteligência artificial e física aplicada.
A atualização do sistema vai garantir um desempenho ainda mais eficiente nas demandas de processamento de dados e no apoio à pesquisa de ponta realizada em diversas instituições científicas do país.
Supercomputador
O supercomputador está instalado no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em Petrópolis. Os novos componentes foram adquiridos por meio de um projeto de cooperação com a Petrobras.
A escolha do aeroporto RIOgaleão para o transporte se deve à sua agilidade logística, eficiência no processo de recebimento e liberação de cargas, além da colaboração no planejamento da operação, oferecendo suporte ao cliente e aos operadores logísticos.
A B&A Logística Internacional foi responsável pela coordenação de toda a operação, que incluiu o transporte dos equipamentos desde a fábrica da Bull, em Angers, na França, utilizando um voo charter especial. Após o desembarque no aeroporto, os materiais são transportados em três carretas até o LNCC, com chegada prevista para esta quarta-feira (13), em Petrópolis.
“A operação de recebimento dos novos equipamentos é complexa e envolve diversos atores. O RIOgaleão, como grande facilitador dessa logística, colabora para uma maior rapidez na liberação da carga para a sua chegada em segurança ao campus LNCC, em Petrópolis”, afirma Fábio Borges, diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica.
Com a expansão da capacidade do supercomputador Santos Dumont, a ciência no Brasil poderá evoluir de forma mais rápida e alcançar um número maior de áreas do conhecimento.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!