Ondas fortes
Pinguins são encontrados mortos após ressaca em praias do Rio
Exames laboratoriais revelaram a causa da morte dos animais

Durante a limpeza da orla realizada nesta quarta-feira (30), garis da Comlurb localizaram cinco pinguins mortos em praias da cidade do Rio. Dois animais foram encontrados na Praia do Arpoador, em Ipanema, e os outros três na Barra da Tijuca, na Zona Oeste. A ressaca que atingiu o litoral do estado é reflexo de um ciclone extratropical.
Equipes da Comlurb continuam atuando na remoção da areia que tomou conta das pistas da Avenida Delfim Moreira, no bairro do Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro. A via foi invadida pelo mar na última terça-feira (29), após fortes ondas atingirem a orla da cidade.
O Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) foi acionado para recolher os corpos e realizar exames laboratoriais, a fim de identificar as causas das mortes.
Nesta época do ano, é comum que os pinguins atravessem o Estreito de Magalhães, na Antártida, migrando em direção à costa brasileira, especialmente ao litoral do Rio de Janeiro.
A ressaca que atingiu a cidade também provocou transtornos no Leblon. A Avenida Delfim Moreira segue interditada nos dois sentidos para a limpeza completa da via. A força das ondas foi tão intensa que invadiu garagens e jardins de edifícios de alto padrão. No bairro, onde o metro quadrado é o mais caro da cidade, os imóveis de frente para o mar ultrapassam os R$ 10 milhões em valor de mercado.
Por precaução, os quiosques da orla do Leblon permanecem fechados.
Previsão do Tempo
A partir de quinta-feira (31) até o domingo (3), a atuação de um sistema de alta pressão sobre a região vai favorecer a diminuição da nebulosidade. Durante esse período, não há expectativa de chuva.
Na sexta-feira (1º) e no sábado (2), os ventos devem soprar com intensidade moderada, podendo registrar rajadas mais fortes em alguns momentos. As temperaturas entram em tendência de elevação gradual ao longo dos dias.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!