Fiscalização
Prédio irregular de R$ 2 milhões é demolido na Rocinha
Operação combate construções ilegais e riscos à segurança
Um prédio de três andares avaliado em R$ 2 milhões começou a ser demolido, na manhã desta quinta-feira (30), na localidade conhecida como Portão Vermelho, na comunidade da Rocinha, na Zona Sul do Rio.
A ação da Secretaria de Ordem Pública (Seop) visa desmantelar obras clandestinas que representavam riscos à segurança dos moradores e dificultam o processo de ordenamento urbano da região.
A obra não possuía nenhuma licença ou autorização da Prefeitura e está situada em uma área de encosta, o que pode trazer risco de desabamento em caso de chuvas fortes.
Durante a operação, foram identificados e desmontados métodos fraudulentos, como a utilização de um bico de torneira preso à parede para simular uma instalação hidráulica e enganar as autoridades quanto à ocupação de imóveis.
"É mais uma ação dentro do nosso compromisso de combater construções ilegais e garantir a segurança de todos. A presença do Estado visa ordenar a cidade, preservar vidas e auxiliar no combate ao crime organizado", declarou Brenno Carnevale, secretário de Ordem Pública.
Além das demolições das estruturas, os agentes destruíram fundações de edificações irregulares, incluindo a ampliação de um prédio escalonado, que possuía unidades residenciais em diferentes níveis, dificultando a fiscalização.
A operação, que envolveu o derrubamento de partes de três blocos, seguiu seu curso com foco em eliminar as construções que comprometem a integridade do território e a segurança das famílias que residem na área.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!