Exigência
Professores iniciam greve com protesto no Centro do Rio
Profissionais são contra o Projeto de Lei de Paes
Cerca de dois mil professores da rede municipal de ensino do Rio iniciaram, nesta segunda-feira (25), uma greve por tempo indeterminado, com um grande protesto em frente à Prefeitura, na Avenida Presidente Vargas, no Centro da cidade.
A manifestação, que bloqueou completamente a avenida, foi marcada por cartazes e faixas contra o Projeto de Lei (PL) 186/2024, que altera a carga horária dos professores e modifica direitos como férias e licenças. A votação do projeto ocorrerá nesta terça-feira (26).
A greve foi decidida em uma assembleia geral realizada no domingo (24), na quadra da Escola de Samba São Clemente, na Cidade Nova, e contou com o apoio unânime dos profissionais.
Os educadores exigem o arquivamento do PL 186/2024, que também prevê mudanças nas condições de trabalho, além da revogação da Lei 8666/2024, que amplia a duração dos contratos temporários nas escolas municipais, podendo chegar a até seis anos.
Procurada pelo ENFOCO, a Secretaria Municipal de Educação informou que "tem feito diversas reuniões, de forma constante, com o sindicato" e que a "rede municipal seguirá o planejamento normal do calendário letivo, sem alterações".
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!