Logo Enfoco


    Festa

    Rio fica rubro-negro na chegada dos campeões da Libertadores

    A Prefeitura preparou um esquema de intervenções no trânsito

    Publicado 30/11/2025 às 7:35 | Autor: Tayná Ferreira
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    As interdições no entorno do percurso começaram às 5h e incluem bloqueios em ruas próximas para facilitar a movimentação do trio elétrico e do público
    As interdições no entorno do percurso começaram às 5h e incluem bloqueios em ruas próximas para facilitar a movimentação do trio elétrico e do público |  Foto: Marianá Sá/ Flamengo

    A celebração pelo tetracampeonato da Copa Libertadores, conquistado pelo Flamengo na noite deste sábado (29), vai movimentar o Centro do Rio, que ficará rubro-negro na manhã deste domingo (30). Para receber os torcedores, a Prefeitura montou um amplo esquema de segurança, trânsito e organização. A estimativa é de que aproximadamente 500 mil pessoas participem do evento.

    Os jogadores estão previstos para desembarcar por volta das 9h30, no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), na Ilha do Governador. De lá, seguirão para a Rua Primeiro de Março, com destino final na Avenida Presidente Antônio Carlos, em um trajeto de cerca de 850 metros.

    As interdições no entorno do percurso começaram às 5h e incluem bloqueios em ruas próximas para facilitar a movimentação do trio elétrico e do público. O desfile terá início na Rua Primeiro de Março, próximo à Rua Buenos Aires, e seguirá até a altura da Rua Araújo Porto Alegre.

    Para animar os torcedores, três torres de som serão posicionadas entre a Avenida Nilo Peçanha e a Avenida Almirante Barroso, onde o trio fará uma parada para saudar o público.

    Acesso com revista e restrições

    O público precisará passar por 21 pontos de revista, equipados com detectores de metais, seguindo modelo semelhante ao do Réveillon de Copacabana. Garrafas de vidro estarão proibidas na área da festa.

    O planejamento foi definido pelo Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura (COR), em reunião com órgãos municipais, forças de segurança e representantes do Flamengo.

    Trânsito: mudanças e recomendações

    Segundo a CET-Rio, as interdições começaram às 5h de domingo e devem permanecer até as 16h:

    • A Rua Primeiro de Março ficará bloqueada entre a Avenida Presidente Vargas e a Rua da Assembleia.

    • A Avenida Presidente Antônio Carlos terá todas as pistas fechadas entre a Rua da Assembleia e a Avenida Beira Mar. Os acessos às duas vias também serão interditados.

    • O estacionamento estará proibido na área afetada das 20h de sábado (29) até as 18h de domingo (30).

    Para quem precisa circular entre Centro, Zona Norte e Zona Sul, a orientação é utilizar rotas pela Lapa — como a Rua Teixeira de Freitas, Avenida Mem de Sá, Avenida República do Paraguai e Rua do Riachuelo — ou os túneis Santa Bárbara, Rebouças e Marcello Alencar.

    Ruas próximas, como Senador Dantas, México, Graça Aranha, Calógeras, Rio Branco, Marechal Câmara, Franklin Roosevelt e Presidente Wilson, permanecerão liberadas.

    As linhas de ônibus que passam pela Avenida Presidente Antônio Carlos, Rua Primeiro de Março e trechos das vias Santa Luzia, Araújo Porto Alegre, Almirante Barroso, Nilo Peçanha e Assembleia terão desvios temporários.

    Ônibus que normalmente utilizam o Terminal Menezes Cortes terão áreas de embarque e desembarque alteradas.

    Metrô com operação reforçada

    O MetrôRio também terá esquema especial para atender ao grande fluxo. A concessionária informou que vai ajustar a circulação conforme o movimento de passageiros.

    A recomendação é dar preferência à estação Carioca (acesso A, pela Avenida Rio Branco), que comporta maior volume de pessoas. Até as 17h, a estação Cinelândia funcionará apenas para desembarque ou para embarque de quem já tiver comprado o bilhete antecipadamente.

    As estações Carioca, Uruguaiana e Cinelândia receberão reforço de funcionários e controle de fluxo. O sistema funcionará das 7h às 23h, e a Linha 2 seguirá até General Osório.

    Para evitar filas, a orientação é utilizar pagamento por aproximação ou garantir a compra e recarga antecipada dos cartões — incluindo o bilhete de retorno.

    Tags

    Tayná Ferreira

    Tayná Ferreira

    Repórter

    Apaixonada pela comunicação e amante da Língua Brasileira de Sinais (Libras), também adora fotografia, boas conversas e filmes

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Torcida enche as ruas de Niterói após vitória do Flamengo

    Relacionados em Rio