Alarmante

Rio tem aumento de 56% dos casos de dengue em uma semana

Doença já matou três pessoas no estado este ano

Cidade do Rio está em situação de emergência
Cidade do Rio está em situação de emergência |  Foto: Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas

O estado do Rio de Janeiro registrou 39.311 casos prováveis de dengue e três óbitos de janeiro a 12 de fevereiro desse ano. Os dados são do Painel Monitora, da Secretaria de Estado de Saúde. Chama a atenção o aumento expressivo em apenas uma semana. No último balanço, em 5 de fevereiro, eram 25.136 casos. Ou seja, houve 14.175 novos registros, crescimento de 56%.

Para efeitos de comparação, em todo o ano passado, o Centro de Inteligência em Saúde (CIS-RJ), da Secretaria, contabilizou 51.479 registros prováveis da doença, com 32 mortes.

Leia +: Vacina contra dengue: saiba tudo sobre o imunizante contra a doença

Leia +: Dengue: Cidade do Rio entra em situação de emergência

Leia +: Quais remédios não tomar em caso de suspeita de dengue? Confira

Nesse período de Carnaval, a Secretaria de Saúde disse que está oferecendo aplicação de repelentes aos foliões na Avenida. E que está qualificando profissionais de saúde de todos os 92 municípios do estado para atender a população, além de distribuir insumos e equipamentos aos municípios com maior incidência de casos.

“O combate ao mosquito da dengue é coletivo e toda sociedade deve participar com ações de controle, principalmente nas residências, onde estão cerca de 80% dos criadouros”, disse Claudia Mello, secretária de Estado de Saúde.

O município do Rio de Janeiro está em estado de emergência e reconhece oficialmente que vive uma epidemia. Já foram confirmados 13.550 casos da doença na capital fluminense em 2024. Isso representa mais da metade dos casos de 2023 e quase o triplo de casos de 2022. As áreas da cidade com maior incidência da doença são os bairros de Campo Grande e Guaratiba, na Zona Oeste, com 476 casos para cada 100 mil habitantes.

Agência Brasil

< Vasco terá reforço importante para o clássico contra o Fluminense Ivete Sangalo enfrenta problemas com trio elétrico; vídeo <