Cúpula de Líderes
Rio terá aeroporto e trânsito bloqueados para G20: confira mudanças
Evento acontece entre os dias 14 e 19 de novembro
A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou o plano de operação para o G20, que ocorrerá entre os dias 14 e 19 de novembro. O evento inclui o Urban 20 (U20), o G20 Social e a Cúpula dos Líderes do G20, e deve reunir autoridades e milhares de visitantes na cidade. Alterações devem afetar até o aeroporto Santos Dumont, que, segundo informações do jornal "O Globo", será fechado. Os voos serão transferidos para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, Zona Norte da cidade.
Os encontros Urban 20 e G20 Social, de 14 a 17 de novembro, têm previsão de público de 40 mil pessoas diárias no Complexo Mauá, zona portuária. Já nos dias 18 e 19, o Museu de Arte Moderna (MAM) receberá a Cúpula dos Líderes do G20, com representantes de 40 países e 15 organizações internacionais.
Durante a apresentação do plano no Centro de Operações da Prefeitura (COR), o prefeito Eduardo Paes alertou a população sobre as mudanças que o evento causará no trânsito e na rotina da cidade.
Segundo ele, o feriado nos dias 18 e 19 foi decretado para facilitar o deslocamento das comitivas e minimizar o impacto para os moradores.
Interdições e bloqueios
As áreas de lazer do Parque do Flamengo e da orla entre o Leme e o Leblon não estarão abertas em alguns dias do evento (15, 17, 18, 19 e 20 de novembro), com acesso restrito para garantir segurança às delegações. A circulação na cidade, principalmente nas regiões próximas aos eventos, será alterada, e a Prefeitura pede a colaboração dos moradores.
A programação do Complexo Mauá incluirá palestras, reuniões e shows gratuitos no fim do dia. O G20 Social, sediado no Espaço Kobra, promete reunir cerca de 10 mil pessoas para debates sobre temas sociais, enquanto o Urban 20 Summit trará representantes de mais de 60 cidades, que discutirão, entre outros temas, combate à fome e mudanças climáticas.
Plano de mobilidade e segurança
Nos dias 17 a 19 de novembro, o Aterro do Flamengo terá o trânsito fechado, sendo liberado apenas para veículos oficiais do G20 e comitivas. A Prefeitura também organizou um sistema de bloqueios e restrições, incluindo pontos de controle de acesso, para assegurar o deslocamento seguro das delegações.
A travessia para o Parque do Flamengo só será permitida pelas passagens subterrâneas, com restrições para pedestres.
Centro de Operações e monitoramento
O COR centralizará as operações de trânsito e segurança, integrando os órgãos municipais e de segurança pública. Cerca de 5.000 câmeras e radares farão o monitoramento em áreas de circulação das comitivas.
A operação inclui drones, helicópteros e mais de 80 novas câmeras, além de inteligência artificial para alertar sobre movimentações e garantir controle preventivo nos locais do evento.
Operação de trânsito e CET-RIO
A operação da CET-RIO conta com 130 agentes, 55 motocicletas e 22 veículos para controle do trânsito, principalmente nas vias da Linha Vermelha e Av. Brasil. Painéis informativos espalhados pela cidade orientarão motoristas e pedestres, com ajustes nos sinais de trânsito conforme necessário.
A Prefeitura reforça que a operação de trânsito estará ativa até a madrugada do dia 20, e que planos específicos estarão em vigor para manter o fluxo nos principais corredores.
Confira as mudanças
- O Aterro do Flamengo será totalmente bloqueado para veículos de passeio de 17 a 19 de novembro, só sendo permitida a passagem de veículos oficiais com as delegações. As passarelas para pedestres estarão fechadas. As passagens subterrâneas estarão liberadas.
- Não haverá áreas de lazer no Aterro do Flamengo e na orla da cidade nos dias 15, 17,18, 19 e 20 de novembro.
- No dia 15 pela manhã, o Aterro também será bloqueado para o treinamento das forças de segurança. À tarde a região estará liberada.
- Não será permitido estacionar na orla do Leblon, de Ipanema e de Copacabana de 15 a 19 de novembro, no trecho em frente aos hotéis, com proibição de operações de carga e descarga.
- De 17 a 19 de novembro o trecho entre o monumento de Estácio de Sá ao Trevo do Estudante será gradeado.
- A principal rota das delegações é a Linha Vermelha, que não ficará fechada ao tráfego, exceto quando houver passagens de delegações. A Avenida Brasil será uma rota alternativa. As orlas da Zona Sul e da Barra da Tijuca e a Linha Amarela também ficarão abertas , mas com interrupções ao tráfego na passagem de delegações.
- O esquema será monitorado por quatro drones e um helicóptero.
- Por enquanto, os horários de operação do Metrô e dos trens estão mantidos
- O funcionamento de quiosques e as barracas da orla serão normais
Orla (Leblon, Ipanema e Copacabana)
Dias 17, 18, 19 e 20 de novembro
- Não haverá área de lazer.
- Toda orla da Zona Sul ficará aberta ao tráfego.
- Reforço da CET-Rio e da Guarda Municipal nas travessias.
- Operação Verão em andamento.
- Sem gradeamento.
- Vagas de estacionamento bloqueadas de 15/11 a 19/11.
Pontos de táxi
- Avenida Venezuela, entre a Rua Barão de Tefé e a Rua Silvino Montenegro, no lado esquerdo do sentido do fluxo - a partir das 18h.
- Avenida Rio Branco, entre Rua Acre e Rua Visconde de Inhaúma, no lado direito do sentido do fluxo - a partir das 21h.
- Os pontos de parada de ônibus e os acessos a garagens serão preservados.
- Rua do Acre em toda extensão no lado direito do sentido do fluxo - a partir das 21h.
VLT
Entre os dias 14 e 16 de novembro, das 5h às 17h, o VLT vai operar em regime especial para o G20 Social. As linhas 1, 2, 3 e 4 manterão a operação normal, mas as paradas dos Museus, Navios/Cais do Valongo e AquaRio/Utopia estarão fora de operação.
A partir das 17h, para dar apoio aos shows e eventos do G20 Social, a Linha 1 deixará de operar. Já a linha 3 terá um trajeto maior: em vez de circular apenas entre o Santos Dumont e a Central, irá até o Terminal Gentileza. As linhas 2 e 4 continuarão operando normalmente.
Metrô
O Metrô Rio funcionará das 7h às 23h, na sexta-feira (15/11), feriado de Proclamação da República. Já nos dias 16 e 17, a operação acontecerá nos horários regulares de fim de semana, com funcionamento no sábado das 5h à meia-noite, e no domingo das 7h às 23h.
Na segunda e terça-feira (18 e 19), feriados municipais na cidade do Rio de Janeiro, devido à realização da Cúpula do G20, o horário de operação do metrô será das 5h à meia-noite.
Já no Dia Nacional da Consciência Negra, na quarta-feira (20), as estações abrirão às 7h e o serviço se encerrará às 23h. Para quem vai acompanhar a programação da Cúpula Social do G20, entre os dias 14 e 16, na Praça Mauá, na Zona Portuária, a recomendação da concessionária é aproveitar a conexão com o serviço do VLT Carioca.
Para chegar ao local utilizando o metrô, o desembarque pode ser realizado nas estações Carioca/Centro e Cinelândia/Centro, locais de integração com as composições do VLT, que fazem a interligação entre o Centro e a Região Portuária.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!