Alô, motoristas!

Seletiva da Avenida Brasil será liberada para carros e motos

Mudança foi anunciada após problemas e engarrafamentos

A seletiva dos ônibus continua exclusiva
A seletiva dos ônibus continua exclusiva |  Foto: Divulgação/ Prefeitura do Rio
 

A Prefeitura do Rio anunciou durante uma coletiva realizada na manhã desta quinta-feira (11) algumas das alterações que serão realizadas na Avenida Brasil, após a piora no engarrafamento do Rio. Entre as novidades, carros de passeio e motos terão permissão para utilizar três das quatro faixas da via expressa, com algumas restrições específicas. 

As mudanças foram pensadas para melhorar a fluidez do trânsito, afetada pela inauguração do BRT TransBrasil, no início do mês. As alterações acontecem a partir do dia 23 de abril. 

Durante os dias úteis, a circulação será permitida na faixa seletiva, a segunda mais à esquerda, das 10h às 16h e das 20h às 5h. 

Nos fins de semana e feriados, essa faixa estará aberta o dia todo. No entanto, os motoristas devem obedecer ao limite de velocidade de 60 km/h no corredor e reduzir para 40 km/h nas proximidades de  cada estação.

Apesar das mudanças, o acesso à pista mais à esquerda em cada sentido permanece exclusivo para o BRT Transbrasil.

Fluidez ameaçada 

Desde o início da operação do BRT Transbrasil, no início do mês de abril, metade das faixas foi reservada para ônibus e táxis. A restrição viária resultou em reclamações de engarrafamentos e atrasos por parte dos motoristas.

< Acidente com ônibus turístico do Rio deixa 8 mortos na Bahia Mercado Municipal de Niterói é o mais novo ponto de vacinação <