Logo Enfoco


    Manutenção

    Sem água no Rio e na Baixada Fluminense; veja até quando

    Abastecimento será suspenso em oito municípios

    Publicado 15/05/2025 às 17:01 | Atualizado em 20/05/2025 às 7:23 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    A companhia orienta a população a armazenar água com antecedência
    A companhia orienta a população a armazenar água com antecedência |  Foto: Divulgação / Cedae

    A Cedae paralisou o Sistema Guandu a meia-noite desta terça-feira (20). A previsão é que o serviço volte a operar às 20h. A produção de água está temporariamente suspensa nos municípios do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo e Queimados, na Baixada Fluminense.

    De acordo com a Cedae, a paralisação permitirá a execução de obras de modernização do sistema, como a instalação de macromedidores – equipamentos capazes de medir grandes vazões de água, aumentando a precisão da medição do volume fornecido para as concessionárias, além de permitir um melhor controle de perdas. Também serão realizadas melhorias operacionais, incluindo ajustes técnicos, reparos e intervenções estruturais, para garantir mais eficiência e segurança ao sistema.

    "Esses serviços são essenciais para assegurar a continuidade da operação plena do sistema de produção de água. Com eles, conseguimos identificar e corrigir falhas de forma preventiva, além de aferir com mais precisão o volume de água fornecido pela Companhia às concessionárias", explicou o diretor de Saneamento e Grande Operação da Cedae, Daniel Okumura. 

    A companhia orienta a população a armazenar água e a adiar tarefas que exijam alto consumo durante o período da manutenção. A distribuição de água nas localidades atendidas é de responsabilidade das concessionárias Águas do Rio, Iguá e Rio+Saneamento, de acordo com as respectivas áreas de atuação.

    Bairros afetados no Rio 

    Segundo a Rio+Saneamento, os bairros da Zona Oeste que serão afetados com o serviço de manutenção da Cedae são os seguintes: Bangu, Barra de Guaratiba, Campo dos Afonsos, Campo Grande, Cosmos, Deodoro, Gericinó, Guaratiba, Ilha de Guaratiba, Inhoaíba, Jardim Sulacap, Jabour, Magalhães Bastos,  Paciência, Padre Miguel, Pedra de Guaratiba, Realengo, Santa Cruz, Santíssimo, Senador Camará,  Senador Vasconcelos, Sepetiba, Vila Kennedy e Vila Militar.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Influenciadora faz desabafo sobre sofrimento com hemorroidas

    Próximo artigo
    >

    PF é chamada após denúncia sobre milícia em rua de Icaraí, em Niterói

    Relacionados em Rio