Segurança

TRE-RJ muda 93 seções eleitorais por medo da violência

Novos endereços serão divulgados no dia 7 de agosto

TRE diz que nos pontos considerados mais críticos, seria necessário um reforço no um reforço no efetivo policial
TRE diz que nos pontos considerados mais críticos, seria necessário um reforço no um reforço no efetivo policial |  Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Serão mudadas, para as eleições municipais deste ano, 93 seções eleitorais da capital e cidade do estado, que estejam em áreas de risco.

Com a decisão, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) vai levar em conta locais que são familiares aos eleitores fora de territórios dominados pelo tráfico e a milícia.

Os novos endereços só devem ser divulgados no dia 7 de agosto, seguindo o calendário eleitoral, que determina a publicação do edital com os locais designados 60 dias antes do primeiro turno das eleições (Código Eleitoral 135, caput e §§ 1º e 7º).

Ainda de acordo com o TRE-RJ, nos pontos considerados mais críticos, seria necessário um  reforço no efetivo policial e a utilização de carros blindados para o transporte de urnas eletrônicas.

Em nota, o Governo do Estado disse que “a Secretaria de Segurança Pública está fazendo reuniões para traçar o plano de segurança para as eleições . Assim que o plano for definido, será divulgado".

Existe um convênio assinado entre o Governo do Estado e TRE-RJ, que prevê o reforço de policiamento ostensivo da Polícia Militar em locais estratégicos. O TRE-RJ criou o Gabinete Extraordinário de Segurança Institucional (Gaesi), que reúne representantes das forças de segurança federal, estadual e municipal, para atuação conjunta.

"O objetivo é que esses locais de votação sejam transferidos para garantir a segurança de eleitoras(es), candidatas(os) e mesárias(os). Seções eleitorais no Complexo do Alemão e Complexo da Maré estão entre os exemplos de locais mapeados", enfatiza a nota.

O pedido da presença de forças federais nas eleições é feito pelo TSE, que consulta os TREs sobre as necessidades locais. O presidente do TRE-RJ, desembargador Henrique Figueira, já fez a solicitação, que conta com a anuência do governador do Estado.

< Morta em tentativa de assalto se casou recentemente e deixa bebê Sandy sobre estar fora dos palcos: 'No tempo certo, eu volto' <