Logo Enfoco


    Dúvidas

    Treta do calor! Motoristas de app fazem até 'cofrinho' para ligar ar-condicionado

    Plataformas estabelecem o uso do aparelho em corridas

    Publicado 23/12/2024 às 7:12 | Atualizado em 23/12/2024 às 7:25 | Autor: Sofia Miranda
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Os passageiros passaram a levantar a questão após os recordes de calor
    Os passageiros passaram a levantar a questão após os recordes de calor |  Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

    Com a chegada do verão no último sábado (21) e a intensificação das ondas de calor, usuários de aplicativos de corrida têm se questionado sobre a utilização do ar-condicionado nos veículos. Afinal, é direito do passageiro ou não o uso do aparelho? Plataformas como Uber e 99 estabelecem os termos de uso desse serviço.

    Os passageiros passaram a levantar a questão após os recordes de calor. Para muitos, o uso do ar-condicionado é um direito do passageiro e um dever do motorista. Para alguns motoristas, no entanto, quem deseja usar o ar-condicionado deve pagar uma quantia adicional.

    “Alô, passageiros da Uber, quando quiserem exigir ar-condicionado, chamem na categoria Comfort e solicitem temperatura fria! Deixem de ser mão de vaca! Chamem no UberX e fiquem pedindo para ligar o ar! Motorista de aplicativo não tem bandeira 2 igual a táxi! Querem pagar pouco e ir no geladinho? Vai de ônibus. Eu só ligo o ar-condicionado se for no Comfort. Bando de muquiranas”, defende um motorista em uma postagem no Facebook.

    Imagem ilustrativa da imagem Treta do calor! Motoristas de app fazem até 'cofrinho' para ligar ar-condicionado
    |  Foto: Reprodução

    Conforme o aplicativo Uber, o ar-condicionado é, inclusive, um dos requisitos para que motoristas se cadastrem na plataforma. Sua manutenção deve ser garantida pelo condutor e dono do veículo.

    “O Código da Comunidade estabelece que o motorista parceiro deve realizar a manutenção para garantir as condições de funcionamento de todos os itens do veículo, o que inclui o ar-condicionado”, afirma a plataforma. O mesmo é assegurado pela plataforma do aplicativo 99. 

    Ainda conforme o Uber, a disponibilização do serviço de ar-condicionado deve ser assegurada em qualquer corrida, independentemente da modalidade escolhida pelo passageiro. As categorias mais utilizadas no aplicativo são UberX, Uber Comfort e Uber Black.

    Aspas da citação
    Diante das constantes ondas de calor, a atenção a esse ponto torna-se ainda mais importante para assegurar a saúde e o bem-estar tanto dos motoristas parceiros quanto dos passageiros. Dessa forma, é esperado que, durante as viagens, o ar-condicionado seja utilizado, independentemente da modalidade da corrida, para proporcionar uma temperatura confortável para ambos ao longo do trajeto
    afirma a plataforma
    Aspas da citação

    Para o motorista de aplicativo Felipe Pessôa, de 31 anos, a utilização do ar-condicionado gera algumas sobrecargas, especialmente quando comparado ao retorno financeiro recebido. Ainda assim, ele reconhece que a justificativa não é suficiente, já que o passageiro passa muito menos tempo dentro do veículo.

    “O carro fica um pouco mais fraco, há também um aumento no consumo de combustível, mas o ar é essencial para que eu tenha um bom dia de trabalho e não chegue tão cansado no final da minha jornada diária. Até porque passo no mínimo 10 horas do meu dia dentro do carro, enquanto o passageiro, muitas vezes, não fica nem 10 minutos”, avalia.

    Cofrinho

    Apesar da regulamentação e da obrigatoriedade do uso do ar-condicionado, alguns motoristas não seguem a conduta à risca. Foi o que aconteceu com a servidora pública Fátima Rocha de Carvalho, de 49 anos, que se deparou com um “cofrinho do ar” em uma corrida realizada pelo aplicativo Uber:

    “Alguns motoristas perguntam se a gente quer que ligue o ar-condicionado, mas quando é UberX eu não peço, porque já passei por uma situação em que o motorista tinha tipo um bolsinho, uma caixinha, onde ele pedia para o passageiro pagar caso quisesse ligar o ar-condicionado. E aí eu me recuso, prefiro pagar o Comfort”, contou.

    No aplicativo 99, a configuração não muda, esclarece a empresa:

    ''Como no Brasil existem muitas cidades com predominância de altas temperaturas, a atenção a esse ponto torna-se ainda mais importante como forma de assegurar o bem-estar e o conforto tanto de motoristas parceiros como de seus passageiros. Dessa forma, é esperado que durante as viagens o ar-condicionado seja utilizado, independentemente da modalidade da viagem, para proporcionar uma temperatura agradável para ambos ao longo do trajeto''.

    E se o motorista não ligar o ar?

    Em casos como esse, a plataforma Uber penaliza condutores que cobram valores adicionais.

    “Destacamos que é proibida a cobrança de qualquer valor adicional dos passageiros em nome da Uber. Cobranças realizadas fora da plataforma representam violação às regras de segurança do Código da Comunidade e podem levar à desativação da conta do motorista parceiro envolvido”, alertou a empresa.

    Já conforme o termo de uso do aplicativo de mobilidade 99, ''é proibida a cobrança de qualquer valor adicional dos passageiros em nome da 99''.  Cobranças realizadas fora da plataforma representam violação às regras dos Termos de Uso e do Guia da Comunidade e podem levar à desativação da conta do motorista parceiro envolvido.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Criança de 8 anos é atacada por pitbull na Região dos Lagos

    Próximo artigo
    >

    Hospital de Niterói faz cirurgia inédita: ‘Ganho muito grande’

    Relacionados em Rio