Dúvidas
Treta do calor! Motoristas de app fazem até 'cofrinho' para ligar ar-condicionado
Plataformas estabelecem o uso do aparelho em corridas
Com a chegada do verão no último sábado (21) e a intensificação das ondas de calor, usuários de aplicativos de corrida têm se questionado sobre a utilização do ar-condicionado nos veículos. Afinal, é direito do passageiro ou não o uso do aparelho? Plataformas como Uber e 99 estabelecem os termos de uso desse serviço.
Os passageiros passaram a levantar a questão após os recordes de calor. Para muitos, o uso do ar-condicionado é um direito do passageiro e um dever do motorista. Para alguns motoristas, no entanto, quem deseja usar o ar-condicionado deve pagar uma quantia adicional.
“Alô, passageiros da Uber, quando quiserem exigir ar-condicionado, chamem na categoria Comfort e solicitem temperatura fria! Deixem de ser mão de vaca! Chamem no UberX e fiquem pedindo para ligar o ar! Motorista de aplicativo não tem bandeira 2 igual a táxi! Querem pagar pouco e ir no geladinho? Vai de ônibus. Eu só ligo o ar-condicionado se for no Comfort. Bando de muquiranas”, defende um motorista em uma postagem no Facebook.
Conforme o aplicativo Uber, o ar-condicionado é, inclusive, um dos requisitos para que motoristas se cadastrem na plataforma. Sua manutenção deve ser garantida pelo condutor e dono do veículo.
“O Código da Comunidade estabelece que o motorista parceiro deve realizar a manutenção para garantir as condições de funcionamento de todos os itens do veículo, o que inclui o ar-condicionado”, afirma a plataforma. O mesmo é assegurado pela plataforma do aplicativo 99.
Ainda conforme o Uber, a disponibilização do serviço de ar-condicionado deve ser assegurada em qualquer corrida, independentemente da modalidade escolhida pelo passageiro. As categorias mais utilizadas no aplicativo são UberX, Uber Comfort e Uber Black.
Diante das constantes ondas de calor, a atenção a esse ponto torna-se ainda mais importante para assegurar a saúde e o bem-estar tanto dos motoristas parceiros quanto dos passageiros. Dessa forma, é esperado que, durante as viagens, o ar-condicionado seja utilizado, independentemente da modalidade da corrida, para proporcionar uma temperatura confortável para ambos ao longo do trajeto
Para o motorista de aplicativo Felipe Pessôa, de 31 anos, a utilização do ar-condicionado gera algumas sobrecargas, especialmente quando comparado ao retorno financeiro recebido. Ainda assim, ele reconhece que a justificativa não é suficiente, já que o passageiro passa muito menos tempo dentro do veículo.
“O carro fica um pouco mais fraco, há também um aumento no consumo de combustível, mas o ar é essencial para que eu tenha um bom dia de trabalho e não chegue tão cansado no final da minha jornada diária. Até porque passo no mínimo 10 horas do meu dia dentro do carro, enquanto o passageiro, muitas vezes, não fica nem 10 minutos”, avalia.
Cofrinho
Apesar da regulamentação e da obrigatoriedade do uso do ar-condicionado, alguns motoristas não seguem a conduta à risca. Foi o que aconteceu com a servidora pública Fátima Rocha de Carvalho, de 49 anos, que se deparou com um “cofrinho do ar” em uma corrida realizada pelo aplicativo Uber:
“Alguns motoristas perguntam se a gente quer que ligue o ar-condicionado, mas quando é UberX eu não peço, porque já passei por uma situação em que o motorista tinha tipo um bolsinho, uma caixinha, onde ele pedia para o passageiro pagar caso quisesse ligar o ar-condicionado. E aí eu me recuso, prefiro pagar o Comfort”, contou.
No aplicativo 99, a configuração não muda, esclarece a empresa:
''Como no Brasil existem muitas cidades com predominância de altas temperaturas, a atenção a esse ponto torna-se ainda mais importante como forma de assegurar o bem-estar e o conforto tanto de motoristas parceiros como de seus passageiros. Dessa forma, é esperado que durante as viagens o ar-condicionado seja utilizado, independentemente da modalidade da viagem, para proporcionar uma temperatura agradável para ambos ao longo do trajeto''.
E se o motorista não ligar o ar?
Em casos como esse, a plataforma Uber penaliza condutores que cobram valores adicionais.
“Destacamos que é proibida a cobrança de qualquer valor adicional dos passageiros em nome da Uber. Cobranças realizadas fora da plataforma representam violação às regras de segurança do Código da Comunidade e podem levar à desativação da conta do motorista parceiro envolvido”, alertou a empresa.
Já conforme o termo de uso do aplicativo de mobilidade 99, ''é proibida a cobrança de qualquer valor adicional dos passageiros em nome da 99''. Cobranças realizadas fora da plataforma representam violação às regras dos Termos de Uso e do Guia da Comunidade e podem levar à desativação da conta do motorista parceiro envolvido.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!