Pré-carnaval

Vai curtir blocos? Saiba os horários dos transportes no Rio

Metrô, trens e bondes de Santa Teresa terão esquema especial

Metrô vai contar com estrutura especial para os passageiros
Metrô vai contar com estrutura especial para os passageiros |  Foto: Péricles Cutrim

Os foliões que vão aproveitar os blocos e megablocos que desfilarão no pré-Carnaval, neste fim de semana, devem ficar atentos ao funcionamento do metrô, dos trens, das barcas e do bonde, para garantir segurança e tranquilidade em seus deslocamentos pelo Estado do Rio.

Neste sábado (3), os trens vão manter a grade que já utilizam aos sábados. No domingo (4) também será aplicada a grade normal, mas haverá viagens extras em momentos de maior demanda. Nos dois dias, quem for utilizar as barcas para o deslocamento poderá fazer a travessia nos horários de costume, já que a grade será a mesma dos fins de semana.

Com foco na tradicional programação de Santa Teresa, foi montada uma operação especial para os bondes, já que os desfiles ocorrerão no mesmo percurso realizado por esse meio de transporte. Nesta sexta-feira (2), a circulação será feita das 8h às 17h (entre a estação Carioca e a parada Dois Irmãos).

Já no sábado (3) e no domingo (4), o bonde irá operar das 9h às 16h (somente até o Largo dos Guimarães). Os horários e o percurso poderão ser alterados (conforme os desfiles), e a circulação respeitará a lotação do transporte, que comporta 32 passageiros sentados.

Já no caso do metrô, é recomendável que seja utilizada a estação Carioca/Centro para embarque e desembarque, que vai contar com estrutura especial para os passageiros. A estação Cinelândia/Centro funcionará preferencialmente para desembarque e embarque com cartões pré-adquiridos ou método de pagamento por aproximação (NFC), das 6h às 20h no sábado; e das 7h às 20h no domingo.

No sábado e no domingo, a operação da linha 2 será feita entre Pavuna e General Osório/Ipanema, e as linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema.

O metrô funcionará das 5h à meia-noite, no sábado. No domingo, a operação será feita das 7h às 23h. Porém, com o objetivo de atender os passageiros que vão participar ou assistir os ensaios técnicos das escolas de samba na Marquês de Sapucaí, haverá extensão de horário de embarque nas estações Central do Brasil/Centro e Praça Onze até meia-noite. Todas as demais estações vão operar apenas para desembarque após as 23h.

Estações Catete e Saara/Presidente Vargas ficarão fechadas

Neste fim de semana de pré-Carnaval (3 e 4), as estações Catete e Saara/Presidente Vargas não abrirão. No Catete, as estações mais próximas para embarque são: Glória (acesso A) e Largo do Machado (acesso A). Já para Saara/Presidente Vargas, as opções são as estações Central (acesso A) e Uruguaiana (acesso D). 

Todas as demais vão funcionar normalmente. A exceção é a estação Cinelândia, que irá operar das 6h às 20h no sábado; e das 7h às 20h no domingo, somente com cartões pré-adquiridos ou método de pagamento por aproximação (NFC).

Alterações no itinerário do Metrô na Superfície

No sábado (3), as linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar das 5h às 23h30. No domingo (4), a operação será feita das 7h às 22h30. Em ambos os dias, haverá alterações no itinerário do Metrô na Superfície em Botafogo, por conta de um evento cultural que acontecerá na Rua Nelson Mandela.

O trajeto da linha do MNS será feito pela Rua Voluntários da Pátria, Praia de Botafogo, Rua São Clemente, Rua da Bambina, Rua Visconde de Ouro Preto e Rua Muniz Barreto (ponto de desembarque e embarque da estação de Botafogo), retornando à Rua São Clemente.

Dessa forma, o ponto final da Rua Nelson Mandela, que normalmente ocorre pelo acesso A, será transferido para a Rua Muniz Barreto, ao lado do acesso B da estação Botafogo, até o fim da operação de sábado. Por conta da mudança temporária do ponto final, a estação Botafogo terá alteração no horário de funcionamento do acesso B (Muniz Barreto).

No domingo, o trajeto da linha Botafogo x Gávea do MNS também será desviado, por conta da interdição na Rua Jardim Botânico para desfile de bloco de rua.

< Whindersson Nunes revela que perdeu segundo filho São Gonçalo realiza evento em homenagem à Iemanjá no domingo <