Confraternização?
Vídeo mostra 'festinha' de militares em batalhão no Rio
Comando Militar do Leste apura a conduta dos envolvidos
Um vídeo divulgado nas redes sociais neste domingo (3) revela mais uma "festinha" entre militares, realizada dentro do 27º Batalhão de Infantaria Paraquedista, na Vila Militar, Zona Oeste do Rio. Nas imagens, dezenas de militares uniformizados aparecem em uma festa com pagode, bebidas alcoólicas e narguilé.
Os participantes, identificados pelo uso de coturnos marrons, que são exclusivos para quem possui o Curso Básico Paraquedista e serve na Brigada de Infantaria Paraquedista e no Comando de Operações Especiais, se reúnem em clima de descontração. A confraternização, segundo o Exército, "foi custeada pelos próprios militares, sem o uso de verbas públicas".
O Comando Militar do Leste afirmou em nota enviada ao ENFOCO que "não permite desvios de conduta e que medidas estão sendo tomadas de acordo com os parâmetros legais e regulamentares".
A festa ocorre menos de duas semanas após outro vídeo circular com registros de uma comemoração similar, onde militares apareciam consumindo álcool e ouvindo funk, episódio que também está sob investigação.
O Comando Militar do Leste informou que abriu uma sindicância para apurar o caso.
"A Seção de Comunicação Social do Comando Militar do Leste informa que, com a devida tempestividade, foram adotadas as medidas administrativas necessárias para: esclarecer os fatos ocorridos em Organização Militar de sua linha de subordinação, apontados no vídeo divulgado nas mídias e redes sociais; identificar os envolvidos; e atribuir responsabilidades.
De imediato, é possível destacar que a referida "confraternização" foi realizada mediante a cotização dos militares participantes, sem a utilização de recursos públicos, e que, até o momento, não há indícios de ter havido a presença de substâncias ilícitas no interior do respectivo aquartelamento na oportunidade em tela.
Sobre o assunto, foi instaurada uma sindicância, conforme estabelecem as normas em vigor.
O Comando Militar do Leste repudia, de forma veemente, qualquer desvio de conduta por parte dos seus subordinados, reforça que todas as medidas cabíveis estão sendo adotadas, reitera seu compromisso com a correção de atitudes e de comportamentos e, portanto, agirá com o rigor necessário para preservar a disciplina".
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!