Operação
Volta às aulas será 'prova de fogo' para cartão Jaé no Rio
Segundo Paes, 75% das viagens já são feitas pelo novo modelo

Esta segunda-feira (4) marca o fim do recesso escolar e o retorno às aulas. Com isso, o movimento nas ruas, especialmente de estudantes, deve aumentar consideravelmente. Diante da situação, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, afirmou em suas redes sociais, neste domingo (3), que o dia será uma grande “prova de fogo” para o cartão de transporte Jaé, que passou a ser oficialmente o único meio de pagamento nos modais municipais a partir deste sábado (2).
"A gente vai estar com uma operação montada. Mas é importante a gente avançar. Amanhã será o primeiro dia do Jaé funcionando a todo vapor", reiterou o prefeito.
Ainda de acordo com Paes, 75% das viagens no transporte público da cidade já estão sendo feitas com o cartão Jaé. O dado reforça a adesão dos usuários ao novo sistema de bilhetagem digital, que começou a substituir, a partir de sábado (2), o antigo Riocard nos ônibus municipais, BRT, VLT e demais modais da cidade.
"Foi uma virada importante e está indo bem. Tivemos problemas apenas pontuais. Então, todo mundo que usa o transporte público aqui no Rio já baixa o aplicativo do Jaé, até porque vai ter uma promoção: comprando crédito de R$ 10 pelo aplicativo, você ganha outra passagem", disse Paes.
A intenção do Jaé visa dar mais autonomia ao município para fiscalizar o sistema, com acesso a dados em tempo real e mais controle contra possíveis fraudes, garantindo o uso responsável do dinheiro público.
"Estamos tirando das 'patas' dos empresários de ônibus, que são os donos do Riocard, e toda a operação de transporte da cidade passa a ser nossa, da prefeitura e do cidadão carioca. Isso é o que está por trás dessa mudança. Amanhã será o primeiro dia do Jaé funcionando a todo vapor", destacou.
Benefícios do Jaé
Entre os principais benefícios do Jaé estão:
- Recarga instantânea por PIX;
- Uso de QR Code no celular;
- Acesso ao extrato de viagens e saldo via aplicativo;
- Possibilidade de uso sem o cartão físico.
Há dois tipos de cartões: o preto, vinculado ao CPF e ao aplicativo, e o verde, avulso. Ambos podem ser adquiridos em terminais e máquinas de autoatendimento.
Segundo a Prefeitura, o objetivo é tornar o transporte mais moderno, seguro e eficiente, além de evitar fraudes. O sistema também garante que os créditos nunca expirem.
Relatos de usuários
Apesar das vantagens, o cartão Jaé já vem sendo alvo de críticas. Entre os problemas relatados por usuários estão:
- Falhas na leitura e na recarga do cartão físico, como mensagens de erro nos validadores -ou saldo que desaparece após a recarga;
- Dificuldade no atendimento, com atrasos na resposta de e-mails e suporte ineficiente, especialmente em casos de saldo perdido ou problemas não resolvidos rapidamente;
- Dúvidas frequentes sobre a transferência de créditos do Riocard para o Jaé e a necessidade de troca do Bilhete Único.
Para esclarecer: o cartão Jaé será obrigatório apenas para quem usa o transporte dentro da cidade do Rio e não é beneficiário do bilhete intermunicipal.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!