Icaraí

Risco de desabamento preocupa moradores em rua de Niterói

Segundo relatos, bloqueio está no local há alguns anos

Bloqueio tem dificultado a passagem de pedestres pela calçada.
Bloqueio tem dificultado a passagem de pedestres pela calçada. |  Foto: Alex Ramos
 

O risco de um novo deslizamento está preocupando pedestres e trabalhadores que passam pela rua Ator Paulo Gustavo, em Icaraí, na Zona Sul de Niterói. Um tapume de alumínio foi colocado para isolar a calçada e tem causado dor de cabeça em transeuntes da região.

A medida ocorreu há cerca de quatro anos quando houve um deslizamento em um paredão de um imóvel, próximo a um mercado da região. 

Moradores contaram que agentes da Defesa Civil Municipal foram ao local na época e notificaram o dono da casa e bloquearam a área, mas até o momento não houve nenhuma intervenção. 

Segundo Rômulo Souza, que trabalha na região, no local há também acúmulo de lixo, o que atrai a presença de caramujos da espécie gigante-africana. 

"Aqui teve um deslizamento, fez um buraco na parede e cedeu bastante barro. Temos visto vários exemplos de deslizamentos e nós não sabemos como está, porque ninguém vem aqui fazer uma avaliação do terreno. A gente vive com receio. Nós podemos ver pessoas que vêm comer na rua jogando os restos ali. Além disso, sempre que chove, e dá muita umidade, aparece bastante caramujo", conta. 

Umidade traz caramujos ao local.
Umidade traz caramujos ao local. |  Foto: Alex Ramos
 

Uma outra forma de bloqueio na via foi a colocação do chamado gelo-baiano, blocos de concreto que servem para impedir ou orientar o trânsito de veículos. O objetivo seria ajudar os pedestres na locomoção. A equipe do Enfoco esteve no local na manhã desta segunda-feira (21) e tentou contato com o dono do terreno, mas sem sucesso. 

Perigo para pedestres

A idosa e moradora de Icaraí, Sônia de Abreu, de 79 anos, passa pelo local todos os dias e contou que o bloqueio prejudica a passagem, fazendo com que tenha que se locomover pela rua, em meio aos carros. Em dias quentes, ela diz que prefere passar pela calçada, quando há sombra no período da manhã. 

"É horrível esse bloqueio. O pedestre tem que ir para a rua e é perigoso. Eu passo com carrinho de mercado, ando devagar, então me preocupa. Nunca vi alguém aí fazendo nada. Eu sinto medo de passar por aqui", relata. 

Procurada, a Prefeitura de Niterói informou que vistoriou a área, identificou o risco de queda do muro e realizou a interdição da calçada. No entanto, ressaltou que o local é uma propriedade particular e a responsabilidade é do proprietário.

< Corpo encontrado em praia da Zona Sul de Niterói Brad Pitt processa Angelina Jolie por vender participação em negócio <