Logo Enfoco


    Perigo

    Risco de queda de arquibancada do Caio Martins gera medo em Niterói

    Falta de manutenção na estrutura preocupa moradores de Icaraí

    Publicado 08/01/2024 às 9:06 | Autor: Tiago Souza
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Problemas estruturais nas arquibancadas preocupam pessoas que passam pelos arredores
    Problemas estruturais nas arquibancadas preocupam pessoas que passam pelos arredores |  Foto: Péricles Cutrim

    Quem trafega pelas ruas Lopes Trovão e Presidente Backer, em Icaraí, na Zona Sul de Niterói, precisa ter a atenção redobrada já que partes do reparo da arquibancada do Complexo Esportivo Caio Martins, estão caindo. Populares não escondem o medo e a sensação de insegurança.

    "Sempre passo pelo lado de lá. Dá medo passar nesse trecho", confessou a enfermeira Vera Rocha, de 47 anos.

    A Defesa Civil de Niterói afirma que já realizou algumas vistorias, sendo emitido um alerta de risco para os responsáveis pelo Caio Martins, na última realizada.

    Foram constatadas fiações expostas, infiltrações, exposição e oxidação de ferragens, trincas e fissuras nas paredes e tetos, além de queda de reboco na parte interna.

    Leia+: Caio Martins: enchentes no entorno podem estar com os dias contados

    Leia+: Caio Martins retoma atividades esportivas à população após obras

    Responsável pelo espaço, o Governo do Estado disse que, atualmente, o campo encontra-se fechado para atividades esportivas. Em relação às partes mencionadas, "foram adotadas medidas de segurança, interditando a calçada e o estacionamento sob a arquibancada danificada". Não há data prevista para o conserto total.

    Perigo no Caio Martins, Tamo Junto - Péricles Cutrim
    Perigo no Caio Martins, Tamo Junto - Péricles Cutrim |  Foto: Péricles Cutrim

    O pedreiro Ailton Gomes, de 35 anos, trabalha na região. Ele se mostrou preocupado com a falta de manutenção na estrutura.

    "A gente nunca sabe quando vai cair, dá para ver os ferros na estrutura. Ninguém faz uma reforma nisso, até o mato está crescendo e ninguém faz nada, e vai ficar assim até cair na cabeça de uma pessoa que estiver passando por aqui. Tem que ser feito alguma coisa”, disse.

    Motoristas que estacionam no trecho temem prejuízo com possíveis quedas de rebocos
    Motoristas que estacionam no trecho temem prejuízo com possíveis quedas de rebocos |  Foto: Péricles Cutrim

    Além do perigo para os pedestres, os motoristas que estacionam no trecho podem sair no prejuízo. Segundo o guardador de veículos, Antônio Vianna, de 55 anos, carros já foram atingidos por pedaços de rebocos.

    “O pessoal já reclamou de carros que foram atingidos pelos rebocos, mas nada que a gente possa fazer, porque a responsabilidade é do Caio Martins. É um risco pra gente que trabalha aqui, mas temos que trabalhar", denunciou.

    O que dizem os órgãos?

    Procurada, a Defesa Civil de Niterói conta que encaminhou um comunicado à direção do Caio Martins informando sobre os problemas encontrados.

    "Na arquibancada voltada para a Rua Lopes Trovão, foi observada oxidação nas barras metálicas que integram torres de iluminação", explica.

    Segundo o órgão, na arquibancada voltada pra a Rua Presidente Backer, foram notados sinais de instabilidade de algumas placas que constituem o piso, bem como oxidação de chapas e outros elementos metálicos que constituem a estrutura.

    "Os responsáveis pelo local foram notificados no momento dessas vistorias e orientados quanto à necessidade de realização de obras de reparo, cabendo aos mesmos a garantia da segurança da área e de seu entorno", enfatizou.

    Já o Governo do Estado disse que as obras em andamento no Complexo Esportivo do Caio Martins têm possibilitado a retomada das atividades esportivas, atraindo cerca de 2 mil alunos.

    "Entre as conquistas já alcançadas, destacam-se a conclusão dos trabalhos nos banheiros e vestiários, a restauração do piso próximo à piscina, a renovação das pinturas nos corredores, a revitalização da entrada principal, do ginásio poliesportivo e da calçada ao redor do complexo".

    Durante a última consulta pública, conduzida em agosto de 2023, a comunidade pediu por intervenções de drenagem na área circundante ao Complexo Esportivo, levantando também a possibilidade de utilizar o campo de futebol durante as obras.

    "A Prefeitura de Niterói e o Governo do Estado estão analisando essas demandas no âmbito de um Grupo de Trabalho do Caio Martins, que iniciou o diálogo visando encontrar soluções abrangentes para todo o complexo, inclusive o campo de futebol e as arquibancadas", diz a nota.

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    BBB: 'Pipoca' de Niterói é idolatrada após vídeo viral; assista

    Próximo artigo
    >

    Cinelândia tem ato pró-democracia para lembrar um ano do 8/1

    Relacionados em Cidades