Cidades
Risco de rolamento de pedra no Maceió em Niterói
Moradores do bairro Maceió, em Niterói, estão preocupados com o risco de deslizamento de uma pedra sobre imóveis na Rua Fernando Costa Machado. De acordo com a população, a Defesa Civil do município já foi até o local e interditou algumas residências, mas eles alegam não ter para onde ir.
A cuidadora de idosos, Michele Oliveira, moradora de uma das casas em risco, contou que precisou sair da residência para morar na casa do ex-marido com medo de um tragédia acontecer.
"A Defesa Civil já veio aqui e pediu para gente procurar um lugar mais seguro, disseram que não tem nem dia e nem hora para a pedra deslizar, mas sabem que uma hora vai rolar. Pediram para gente sair, embora não possam nos obrigar. Deram um papel para gente dar entrada no aluguel social e no programa 'Minha Casa Minha Vida' e enquanto isso a gente se vira como pode", contou a cuidadora de idosos.
Ela contou ainda, que funcionários da Defesa Civil informaram que blocos das pedras podem cair a qualquer momento, mesmo sem a ocorrência de fortes chuvas.
Eduardo Silva, que também morava em uma das casas localizadas abaixo da pedra, revela que teve que mudar para a casa do sogro, já que sua esposa teve bebê recentemente e eles não sabem o que pode acontecer.
"A Defesa Civil ficou de trazer um drone para verificar melhor os riscos de deslizamento da pedra, mas já faz um mês mais ou menos e até agora não voltaram. A gente fica com medo, tem muitos vizinhos que não tem para onde ir e estão morando lá ainda", desabafa.
De acordo com a Prefeitura de Niterói, a Defesa Civil já realizou vistoria no local e encaminhará relatório para a Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa) para análise técnica sobre obras na região, porém não divulgou a data para a vistoria e se as famílias em risco estão recebendo assistência do Executivo.
Obras
Na última quarta-feira (17), 56 áreas entraram para a lista considerada de ‘risco muito alto’, a mais alta na escala divulgada pelo relatório da Defesa Civil.
O levantamento apontou que 1534 famílias vivem em situação de risco. O relatório foi apresentado pelo secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag), Axel Grael.
Maceió é um dos bairros que receberá obras de contenção na Rua M, na localidade conhecida como Morro da Viração, mas a região em que vivem as famílias na Rua Fernando Costa Machado não consta entre áreas para receber obras imediatas.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!