Tecnologia
Rock In Rio terá cão-robô para reforçar segurança do evento
Yellow chegará ao Rio na próxima segunda (29)
A segurança do Rock In Rio 2022 está diferente! O evento contará agora com uma ajuda extra, o cão-robô. Yellow, nome que foi dado ao equipamento, chegará ao Rio na próxima segunda-feira (29).
É a primeira vez que a nova tecnologia vem a solo brasileiro, entretanto, já fez parte da equipe de segurança do evento de música na edição Lisboa e do torneio de tênis Mutua Madrid Open.
'Cãozinho’ eletrônico utiliza a tecnologia 5G para coletar dados do ambiente
O ‘cãozinho’ eletrônico utiliza a tecnologia 5G para coletar dados do ambiente, checando se houver incêndio, localizando movimentações suspeitas, como brigas ou furtos, e mantendo a segurança do evento. A função do Yellow é reportar para os agentes de monitoramento que ficarão no Centro de Controle Operacional montado na Cidade do Rock.
"Ele foi trazido exatamente pela questão da mobilidade. Quando você tem uma câmera fixa, tem limitação em termos de visualização. Com o Yellow, conseguimos chegar a locais de mais difícil monitoramento, onde tem menos espaço, como embaixo do palco, por exemplo. Para procurar um objeto, uma criança desaparecida, é um equipamento que nos ajuda a entrar em áreas que um ser humano não consegue entrar", disse o gerente da empresa que gerencia o equipamento, Paulo Armário.
A empresa criou um plano de segurança com 2 mil vigilantes especialistas em grandes eventos e 25 condutores para os cães treinados. Tendo cerca de 130 câmeras de segurança, duas câmeras noturnas, uma câmera térmica, dois radares perimetrais, dois drones automatizados, 30 bodycams e software de reconhecimento facial: tudo isso fará parte do monitoramento montado de forma exclusiva no Centro de Controle Operacional, nos sete dias do evento.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!