Tamo junto!

Rua com problemas de acessibilidade para cadeirante será asfaltada

Menina de 10 anos não podia sair de casa

Situação da rua torna quase inviável o tráfego de veículos
Situação da rua torna quase inviável o tráfego de veículos |  Foto: Péricles Cutrim
 

Falta de pavimentação, desnível, buracos espalhados por toda parte. Esta é a realidade de quem mora na Rua Joaquim Manoel da Rocha, no bairro Três Pontes, em Itaboraí. Os problemas são maiores ainda quando o assunto é acessibilidade. O ENFOCO foi ao local, e a Prefeitura garante que vai resolver o problema. 

A dona de casa Cristiana Brum Veiga, de 42 anos, é mãe da Andreza Vitória, de 10. A menina, que tem microcefalia, precisa usar uma cadeira de rodas para se locomover, mas, com a situação precária da rua, ela não consegue sair de casa.

"Há um mês eu venho pedindo ajuda, indo constantemente na Secretaria de Obras. Aguardei, falaram que viriam na terça-feira que passou [18], eu fiquei esperando e estou esperando até hoje [21]. Estou precisando urgentemente de ajuda", disse.

Devido a condição de saúde da filha, a Cristiana precisou adotar o Serviço de Cuidados Médicos ao Domicílio

Devido à condição de saúde da filha, Cristiana precisou adotar o Serviço de Cuidados Médicos ao Domicílio. Constantemente, ambulâncias e profissionais de saúde precisam ir até o local mas, com a situação, tem sido mais um desafio que a família precisa enfrentar.

Criança de 10 anos tem microcefalia e precisa usar uma cadeira de rodas para se locomover
Criança de 10 anos tem microcefalia e precisa usar uma cadeira de rodas para se locomover |  Foto: Péricles Cutrim
  

"São profissionais que vêm, ambulância que para na minha porta, e tá todo mundo reclamando porque fica inviável para qualquer situação. Até mesmo para os profissionais não quebrarem o carro. A ambulância está tendo que ter muito cuidado ao sair porque minha filha, recentemente, operou a coluna, então tem que ter um cuidado maior", enumera. 

Além dos cuidados com a saúde, para Cristiana, o direito básico de ir e vir foi tirado da Andreza, já que a criança, que adora passear, não consegue sair de casa nem para dar uma volta no quarteirão.

Não tem como, é inviável. A tendência é a cadeira oscilar, em uma dessas ela pode acabar virando. O máximo que eu trago é na frente da minha casa, eu não posso ir na rua. Hoje, tudo que eu mais quero, é que ela tenha o direito de ir e vir, dignidade como qualquer outro cidadão de poder passear, e ela gosta! Mas hoje em dia tem que ficar travada dentro da residência Cristiana Brum Veiga, mãe

A Prefeitura de Itaboraí informou que, seguindo o cronograma previsto, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos está avançando diariamente com obras, pavimentação e manutenção para todos os distritos do município, e a região citada está incluída no planejamento.

"Cabe ressaltar ainda que, nesta semana, as equipes de manutenção estão atuando também nas demais regiões da cidade, como Santo Antônio, Manilha, Vila Gabriela, Areal, Jardim Imperial e mais, levando serviços de iluminação, varrição, roçada, poda de árvores, manutenção de rede de esgoto, patrolamento e operação tapa-buraco", disse o governo municipal em nota.

< Preso torcedor do Flamengo suspeito de matar palmeirense capa 250723 <