Cidades

Ruas de São Gonçalo amanhecem cobertas de 'santinhos'

Equipe de limpeza começou a trabalhar às 7h nesta segunda (30). Foto: Marcelo Tavares

As ruas de São Gonçalo amanheceram cobertas de 'santinhos' de candidatos, nesta segunda-feira (30), após o segundo turno das eleições, que definiu o Capitão Nelson (Avante) como prefeito do município a partir de 2021.

No entorno da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no Paraíso, que é o maior local de votação da cidade, os moradores e frequentadores se queixaram da sujeira habitual.

"É incrível como os anos passam e isso não muda. Deveria haver multa para todos que sujam a cidade", disse a aposentada Ivânia Rodrigues, de 66 anos.

Um gari, que estava trabalhando no local, contou que as equipes de limpeza começaram às 7h nesta segunda.

Ao longo da Rua Comandante Ary Parreiras, também no bairro Paraíso, as propagandas eleitorais tomavam conta da frente dos comércios. O vendedor de um dos estabelecimentos, Fernando Silveira, se queixou.

"Estamos tendo que dar um jeitinho, não dá para trabalhar com a calçada suja desse jeito", afirmou.

A legislação eleitoral proíbe o derrame de santinhos e outros impressos nas seções eleitorais ou nas vias próximas, ainda que realizado na véspera da eleição. A ação é crime, com pena de seis meses a um ano, podendo ser revertida para penas alternativas. 

No primeiro turno a Prefeitura de São Gonçalo afirmou que a limpeza foi intensificada na cidade, principalmente perto dos locais de votações.

Procurada, a Prefeitura do município informou que as equipes de Limpeza Urbana intensificaram o trabalho nesta segunda-feira (30) e a expectativa é recolher 1500 toneladas de lixo ao final do dia, o que representa 50% a mais que o habitual. Os bairros mais afetados são os que possuem os maiores centros comerciais, como Alcântara, Paraíso, Neves e Itaúna.

< Brasil registra 24.468 casos e 272 mortes de Covid-19 em 24 horas Rio abre processo seletivo para área da Saúde <