Logo Enfoco


    Cidades

    Saiba como funciona a 'Ambulância da Vacina' em São Gonçalo

    Publicado 07/07/2021 às 21:00 | Autor: Ana Fernanda
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    A vacinação móvel pretende atingir grupos mais vulneráveis. Foto: Divulgação

    Grupos já cadastrados no programa 'Consultório na Rua' começaram a ser vacinados em São Gonçalo. Nesta quarta-feira (7), a ambulância do programa visitou o Centro de Referência LGBTQI+, no bairro Mutondo. Essa foi a primeira parada da 'ambulância da vacinação', mas a prefeitura ressalta que o serviço é exclusivo para pessoas já cadastradas.

    De acordo com a psicóloga da instituição, Karla Amaral, a vacinação aconteceu no local até as 14h30; e nesta quinta-feira (8), profissionais do sexo também devem ser vacinados, no Centro de Alcântara.

    Outro projeto similar, o ônibus itinerante ainda está em fase de planejamento, garante a prefeitura, assim como outras ações, mas ainda sem data definida.

    A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que a vacinação é feita por fases, e que neste momento estão sendo disponibilizados imunizantes para o público alvo nos principais pontos da cidade, em uma próxima fase ações como essa serão executadas.

    Vacinação

    Nesta quarta-feira (7), o município começou a vacinação contra a Covid-19 de jovens com mais de 22 anos. A imunização segue para grávidas, puérperas sem comorbidades e mulheres amamentando bebês de até 12 meses – com mais de 18 anos e autorização médica –, portuários, trabalhadores da educação, profissionais de educação física, guardas municipais e veterinários, todos acima dos 18 anos, que precisam estar trabalhando e comprovar o vínculo com São Gonçalo – empregatício ou de residência.

    Além desses grupos, a vacinação contra o coronavírus continua para estagiários da saúde atuando em unidade hospitalar, pessoas com comorbidades, pessoas que têm doenças neurológicas crônicas, pessoas com deficiência permanente, pessoas com síndrome de down e profissionais da saúde – todos acima dos 18 anos.

    São 12 pontos de atendimento para a vacinação. A Clínica Gonçalense do Mutondo e a Clínica Dr. Zerbini, no Arsenal, estão vacinando das 8h às 21h, de segunda a sexta, e aos sábados, das 8h às 17h. No entanto, é preciso chegar 30 minutos antes do fim do expediente para ser atendido.

    Os outros 10 locais funcionam de segunda a sábado, das 8h às 17h, com chegada até as 16h30.

    As vacinas CoronaVac e Astrazeneca estão disponíveis para as 1ª e 2ª doses nos 12 pontos de vacinação. Para a segunda dose, é preciso o comprovante da primeira dose da vacina aplicada no município.

    Já a Pfizer, exclusiva para grávidas, puérperas e mulheres que estão amamentando, segue em nove locais (Clube Mauá, Centro; Polo Sanitário Dr. Hélio Cruz, Alcântara; Clínica da Família Dr. Zerbini, Arsenal; Cras Vista Alegre e Centro de Tradições Nordestinas, Neves).

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Moeda social Arariboia para famílias mais pobres é aprovada em Niterói

    Próximo artigo
    >

    Anvisa autoriza estudos da ButanVac com vacinação em voluntários

    Relacionados em Cidades