Feriadão

Saiba o que abre e fecha em Corpus Christi no Rio, Niterói e SG

Funcionamento de estabelecimentos e transportes serão afetados

Praças de alimentação dos shoppings vão ter novo horário
Praças de alimentação dos shoppings vão ter novo horário |  Foto: Arquivo / Enfoco
  

O feriado de Corpus Christi, que acontece nesta quinta-feira (16), vai ocasionar mudanças de horários no funcionamento de estabelecimentos e do transportes públicos no Rio e na Região Metropolitana. 

A movimentação para curtir o feriado agita o aeroporto Santos Dumont, que vai receber cerca de 187 mil passageiros, entre quarta-feira (15) e segunda-feira (20). 

A Rodoviário do Rio prevê que cerca de 207 mil pessoas passem pelo terminal rodoviário nesse período.

Barcas

Quem for usar o transporte precisa ficar atento. Isso porque as barcas vão funcionar com grades de domingo na linha Arariboia e Rio. Ou seja, os embarques acontecem a cada 60 minutos, com inicio às 5h30 até às 23h30 sentido Niterói-Rio, e das 6h às 23h no sentido Rio-Niterói.

As linhas de Charitas e Cocotá não vão operar durante o feriado.

A alteração na grade da linha de Paquetá só acontece na quinta. Na sexta a operação segue o esquema normal. 

Bancos

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), as agências não irão funcionar nesta quinta-feira (16). O atendimento volta ao normal na sexta-feira (17).

As contas de consumo e carnês com vencimento para o dia 16, vão poder ser pagas, sem nenhum acréscimo, no dia 17.

A Federação aconselha que o público utilize os sites e aplicativos de banco, preferencialmente.

Saúde

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio, as unidades como UPAs, hospitais, Centros de Emergência Regional (CERs) e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) vão funcionar 24 horas neste feriado prolongado.

Já os Centros Municipais de Saúde e Clínicas da Família não abrirão na quinta-feira (16). Na sexta-feira (17), ponto facultativo, as unidades vão funcionar das 8h até às 12h, exclusivamente para vacinação e realizar testes de Covid-19. 

São Gonçalo 

A Prefeitura de São Gonçalo informou que as unidades de saúde de urgência e emergência vão funcionar, normalmente, durante todo o período. Os postos de saúde fecham a partir desta quinta-feira (16) e retornam na segunda-feira (20). As Clínicas Gonçalense do Mutondo e da Família Dr. Zerbini, no Arsenal, funcionam somente no sábado (18) para a vacinação de crianças, jovens e adultos contra a covid-19 e gripe.

Niterói

A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói ressaltou que as unidades de emergência, como os hospitais municipais Carlos Tortelly, Getúlio Vargas Filho, Psquiátrico de Jurujuba, Maternidade Municipal Alzira Reis Vieira Ferreira, Unidade de Urgência Mário Monteiro e os Serviços de Pronto Atendimento do Largo da Batalha e da Engenhoca, irão funcionar 24h nesta quinta-feira (16) e sexta-feira (17).

A unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil (UAI) e os serviços de Residência Terapêutica (SRT) também irão funcionar normal.

As unidades Médico de Família, Policlínicas e Unidades Básicas de Saúde retornam apenas na segunda-feira (20), assim como a vacinação contra Covid-19 e gripe.

Maricá

A Prefeitura de Maricá informou que as Unidades de Saúde da Família (USF) não irão funcionar nesta quinta-feira (16) porque a Rede de Atenção Primária não possui expedientes nos fins de semana e feriados. Nesta sexta-feira (17), as USF Barroco, Central, Cordeirinho e Inoã II estarão abertas realizando testagem de casos suspeitos por demanda espontânea, a partir do terceiro dia de sintomas. 

O Hospital Municipal Conde Modesto Leal, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Inoã e a Unidade de Emergência Santa Rita, em Itaipuaçu, estarão abertas em ambos os dias.

< Homem é preso após tentar arrombar carros em hospital de Niterói Comitiva de Claudio Castro é atacada; policial é baleado <