Alerta

Saiba os principais cuidados para evitar acidentes com GNV

Procon-RJ já fiscalizou 31 postos desse setor

Nesta sexta (5) um carro explodiu em um posto de combustíveis e assustou clientes no bairro Paciência
Nesta sexta (5) um carro explodiu em um posto de combustíveis e assustou clientes no bairro Paciência |  Foto: Lucas Alvarenga
 

O Procon-RJ reuniu algumas dicas para o consumidor evitar acidentes como o que aconteceu nesta sexta-feira (5) na Zona Oeste do Rio e na semana passada, em que um idoso morreu com a explosão do cilindro do seu veículo movido a Gás Natural Veicular (GNV), enquanto abastecia em um posto de combustível no bairro do Maracanã, na Zona Norte. Com a alta procura por instalação de GNV, o consumidor precisa tomar alguns cuidados antes dessa decisão.

A manutenção do veículo e a instalação do kit gás em empresas credenciadas pelo Inmetro, além dos cuidados na hora de abastecer são fundamentais para garantir que acidentes não se repitam.

Leia+: Morre motorista de carro que explodiu em posto no Rio

Leia+: Mais um carro explode em posto de combustível no Rio

Observando essa crescente nas conversões dos veículos para GNV, o Procon Estadual já realizou, após treinamento dos fiscais, verificação em 31 postos desse setor, com 22 bicos interditados, além de 60 instaladoras destes kits em todo o Estado, com 34 interdições por não estarem autorizadas a funcionar. 

Para evitar acidentes, o Procon-RJ recomenda que os consumidores consultem no site do INMETRO as empresas credenciadas para realizar a instalação, manutenção e retestes. Os equipamentos que o compõem devem ser vistoriados periodicamente para garantir a segurança do usuário.

O consumidor que deseja adquirir um kit para seu veículo deve ficar atento se o preço estiver muito abaixo do mercado. Cilindros usados podem ser comercializados, porém devem ter o selo do INMETRO, que vai indicar que ele passou por revisão criteriosa e está apto para o uso.

Além disso, o consumidor deve observar as regras de segurança a serem seguidas, como jamais colocar peças ou fazer a própria manutenção nas instalações do seu kit gás, sempre sair do carro durante o abastecimento e manter uma distância razoável do equipamento, bem como observar as condições de seu cilindro e do dispenser de GNV para verificar se há ferrugens, por exemplo.

Outra informação importante é quanto à pressão indicada no manômetro, que não deve passar do valor indicado pela ANP, que é de 220bar.

"O consumidor costuma achar que, quanto maior a pressão, mais combustível caberá em seu cilindro, porém, abastecer com uma metragem superior à capacidade do cilindro é um risco à segurança", alerta o órgão.

< Governador do Rio decreta três dias de luto por morte de Jô Soares Atriz Susana Vieira é internada em hospital da Zona Sul do Rio <