Cidades

Saiba quais são os 25 golpes mais comuns na internet

Imagem ilustrativa da imagem Saiba quais são os 25 golpes mais comuns na internet
"A melhor maneira de evitar o golpe é entender como funciona", diz Procon. Foto: Arquivo/ Plantão Enfoco

O Procon Estadual do Rio de Janeiro lança, nesta terça-feira (15), uma cartilha para alertar e orientar os consumidores que utilizam a internet para que eles não caiam em golpes praticados no ambiente virtual.

Dentre 25 golpes listados na cartilha, as notificações falsas, pacotes de dados gratuitos, ofertas muito vantajosas, formulários ilegítimos, solicitações de downloads e links falsos utilizando de assuntos como Auxílio Emergencial e a vacina do Covid-19 são alguns dos golpes utilizados para coletar informações pessoais dos internautas. Além destes, existem também as fraudes nas quais as pessoas compram e pagam por um produto que não recebem.

Para não ser vítima de golpistas, é importante ficar atento, desconfiar e ler a listagem do Procon-RJ, que explica de uma forma simples como os fraudadores aplicam os golpes e os artifícios para enganar o consumidor . Uma regra valiosa é sempre conferir se o endereço que aparece no navegador é o endereço oficial da empresa. Se for clicar em links de e-mails recebidos, observar antes o remetente para ter certeza que foi enviado realmente pela empresa. Ao efetuar compras através de boleto bancário, observar o cedente e o CNPJ, pois os sites confiáveis nunca emitem boleto no qual o nome do cedente é uma pessoa física.

“A melhor maneira de evitar o golpe é entender como funciona, como esses fraudadores agem. Por esse motivo criamos essa cartilha de como funcionam os golpes, para alertar a população. Com a pandemia, o número de consumidores que passaram a efetuar compras online aumentou e consequentemente, as tentativas de fraudes também” .

Cássio Coelho, presidente do Procon-RJ

A cartilha pode ser acessada através do site do Procon.

< Preso acusado de estuprar a sobrinha em São Gonçalo Morto após ser espancado e queimado em Itaipuaçu <