Cidades

Sala de leitura homenageia escritora mineira em São Gonçalo

A sala foi montada com material doado pelo Governo do Estado. Foto: Divulgação

O Colégio Municipal Castello Branco, localizado no Boaçu, receberá em breve uma sala de leitura doada pelo Governo Estadual. Todo material para a montagem já está disponível, inclusive computadores, livros e mobiliário. O espaço vai homenagear a escritora Conceição Evaristo, que fez questão de conhecer o local, no último domingo (13).

“Tenho insistido na ideia de que nós temos que pensar o direito à leitura, ao livro, à escrita assim como a gente pensa no direito à moradia, à saúde, à escola. Se existe algo que temos que nos apropriar é o direito à leitura e à escola. Numa sociedade em que vale o que está escrito, quem não sabe ler e escrever, tem uma cidadania incompleta. Então, essa atitude de montar aqui uma sala de leitura aberta, demonstra um exercício de democratização da leitura”, ressaltou Conceição Evaristo.

O município ganhará ainda mais duas salas de leitura. Uma será montada na Venda da Cruz, onde funcionava o antigo 3ºBI, que hoje abriga duas unidades escolares, a Escola Municipal Nice Mendonça de Souza e Silva, primeira escola bilíngue do município, e a Unidade Municipal de Educação Infantil Margarida Maria Garcia de Araújo. A outra será no Degase, na Estrela do Norte.

“A ideia de montar progressivamente salas de leitura nas escolas municipais tem o objetivo de incentivar a leitura, principalmente em nossos estudantes. O município é responsável pela educação infantil e pelo Ensino Fundamental (primeiro e segundo segmentos). A leitura é a base, o alicerce para o melhor aproveitamento de todos os conteúdos apresentados na escola”, explicou o subsecretário de Planejamento Educacional, Fernando Peres.

< Redução no número de Homicídios e outros crimes violentos Sossego lança samba-enredo neste sábado em Niterói <