Cidades

Sanitização continua em comunidades de Niterói

Cantagalo recebeu a higienização nessa quinta (2). Foto: Divulgação - Prefeitura de Niterói

A Prefeitura de Niterói segue com a sanitização na cidade. Nessa quinta (2), foi a vez da comunidade do Cantagalo, em Pendotiba, receber os agentes da Companhia de Limpeza Urbana de Niterói (Clin) e da empresa contratada para a higienização.

Os agentes usam, na sanitização, uma solução de quaternário de amônia de quinta geração para limpeza das comunidades e vias da cidade. O produto age como uma película que mata os micro-organismos do local (vírus, bactérias, fungos e ácaros) e forma uma camada protetora que mantém a superfície desinfetada por até seis meses, dependendo da circulação de pessoas. A solução química é a mesma usada para desinfecção das ruas da China.

A secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, ressalta a importância dessa ação.

“É muito importante seguir com esse trabalho. A equipe está sendo incanssável e até o dia 10 queremos estar com todas as principais comunidades e locais de grandes fluxos sanitizados. A ideia é diminuir o máximo possível a propagação do vírus”, explica a secretária. 

Os trabalhos já foram realizados nas comunidades do Morro do Estado, Preventório, Vila Ipiranga e Cavalão, Grota (São Francisco), Igrejinha (Largo da Batalha), Viradouro (Santa Rosa), Caniçal (Itaipu), Salinas e Cascarejo (Jurujuba), além das principais vias de Icaraí (ruas Gavião Peixoto, Coronel Moreira César, Miguel de Frias e Av. Roberto Silveira), no Centro (Av. Ernani do Amaral Peixoto, Rua da Conceição, Rua Doutor Celestino e Av. Visconde do Rio Branco, no trecho entre o terminal rodoviário e a Praça JK), Rua Almirante Teffé (em torno da Praça do Rink), Rua Quinze de Novembro, R. Dr. Borman, R. Aurelino Leal, Av. Rogério Coelho Neto, acesso do Terminal Rodoviário ao Caminho Niemeyer, Fonseca (ruas Alzira Vargas, Souza Soares, Santo Cristo, São Januário e Tenente Osório, entre outras), Barreto (Largo de São José e adjacências), Caramujo, Charitas (Avenida Sílvio Picanço da maternidade até o túnel e Rua Doutor Leitão), Barreto (nas comunidades do Maruí, Pátio Leopoldina, Morro do Marítimo e Morro do Pires) e na Região Oceânica (Hospital Bonsucesso, Caniçal, Beira da Lagoa, Boa Esperança, Morro da Luz e Jacaré).

Kits de limpeza 

As 80 mil famílias cadastradas pelo Programa Médico de Família estão recebendo kits de higiene e limpeza. Depois das comunidades do Caramujo e Teixeira de Freitas, Riodades e Bonfim, será realizada nesta sexta (3) para aos moradores do Morro do Estado.

A ação segue na Engenhoca e Nova Brasília na próxima semana. Os kits contêm sabonete, sabão em pó, água sanitária, álcool e detergente. Os agentes do programa irão até a casa de cada um dos cadastrados para levar os produtos e orientar sobre as principais medidas de higiene e prevenção. Não é necessário ir até o posto do Médico de Família.

< Passageiros voltam a relatar lotação nas barcas Niterói antecipa primeira parcela do 13º salário <