Cidades

Santinhos e 'boca de urna' marcam segundo turno em São Gonçalo

Votação tranquila na UERJ, em São Gonçalo (foto: Cícero Borges)

A eleição para o segundo turno, em São Gonçalo, foi relativamente tranquila nas primeiras horas da manhã, no segundo maior colégio eleitoral do Estado. Já do lado de fora, diversos santinhos foram flagrados, além de pessoas fazendo 'boca de urna'. A prática é crime eleitoral com pena de seis meses a um ano, podendo ser revertida para penas alternativas. De acordo com o TRE-RJ, apenas duas urnas precisaram ser trocadas na cidade.

Na UERJ, no bairro do patronato, maior zona eleitoral do município, mais de 12 mil eleitores foram às urnas na faculdade de professores para votar neste domingo (29). A movimentação dos eleitores por lá começou cedo para escolher o nome do próximo prefeito da cidade.

"É importante essa escolha porque hoje em dia a gente escuta muita coisa, muita mentira, e a eleição acabou virando um jogo. Temos que parar com essas coisas e avaliar melhor os candidatos para decidirmos nossa escolha da maneira mais correta", contou a técnica de enfermagem Lúcia dos Santos Alves, de 42 anos.

FLAGRANTE

Policiais do 7° BPM (São Gonçalo) flagraram diversas pessoas nos arredores da praça dos ex-combatentes, no mesmo bairro, cometendo a prática de 'boca de urna', suposta tentativa de compra de votos.

Polícia esteve presente na UERJ (foto: Cícero Borges)

Os agentes revistaram carros e caminhonetes que estavam parados nos arredores da zona eleitoral do bairro. Na rua Maria Rita, uma mulher e três homens acabaram presos e conduzidos para a 73ª DP (Neves) acusados de cometerem a prática. Com eles, os agentes encontraram a quantia de 5 mil reais em espécie e materais de campanha do candidato pelo PT, Dimas Gadelha.

Pelo chão, diversos 'santinhos' também ficaram espalhados nas calçadas e ruas da cidade.

Muitos 'santinhos' de candidatos ficaram espalhados pelo chão (foto: Cícero Borges)

Além de São Gonçalo, as cidades de Campos dos Goytacazes, São João de Meriti, Petrópolis e a capital do Rio decidirão neste domingo seus futuros prefeitos em segundo turno.

< Toneladas de sardinhas apreendidas são distribuídas em Itaboraí Mais de 50 prisões registradas no domingo de eleições <