Cidades

'Santinhos' tomam conta das ruas de São Gonçalo

'Santinhos' foram espalhados pelas ruas de São Gonçalo. Foto: Marcelo Tavares

As ruas de São Gonçalo amanheceram sujas, com 'santinhos' de candidatos espalhados, neste domingo (15), dia das eleições municipais.

Nos arredores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no Paraíso; da Escola Municipal Evadi Molina, no bairro Venda da Cruz; e na Escola Municipal Ernani Farias, em Neves; eleitores se queixaram da sujeira.

"Vejo isso em todas as eleições, mas não pode se tornar uma coisa normal, uma rotina, ainda mais aqui em São Gonçalo, que sempre que chove há vários pontos de alagamentos! Tem que punir a pessoa que jogar esses lixos no chão", disse o vendedor Pedro Augusto Monteiro, de 33 anos, morador do bairro de Neves.

Segundo a Prefeitura de São Gonçalo, a limpeza foi intensificada na cidade, principalmente perto dos locais de votações. Equipes irão realizar o serviço durante todo o dia e o balanço de lixo recolhido será disponibilizado nesta segunda-feira (16).

A legislação eleitoral proíbe o derrame de santinhos e outros impressos nas seções eleitorais ou nas vias próximas, ainda que realizado na véspera da eleição. Neste ano, a fiscalização tem um diferencial: o uso de drones pela Polícia Federal (PF). Os locais não foram divulgados para não atrapalhar o trabalho.

O reforço na segurança conta com oito mil agentes da Polícia Civil e 22 mil da Polícia Militar.

< Umbanda celebra 112 anos de fé e resistência "Votação segue tranquila no Estado", diz presidente do TRE-RJ <