Cidades

São Gonçalo amplia pontos de testagem contra Covid-19 no município

Teste 'drive-thru' para coronavírus
Teste 'drive-thru' para coronavírus |  Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado
Moradores terão uma nova opção para diagnóstico da doença. Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

A Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo ampliou as unidades de saúde que realizam o teste RT-PCR ou swab (cotonete). O objetivo é ter um diagnóstico mais preciso da contaminação pelo coronavírus nos primeiros dias dos sintomas. O teste rápido está disponível apenas no Centro de Triagem, no Zé Garoto, que também disponibiliza o RT-PCR, após avaliação médica. Além dos locais já existentes, o PAM Coelho começa a realizar na próxima quarta-feira (15). A Clínica do Mutondo, PAM Alcântara e Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima, no Jardim Catarina, vão começar a oferecer o exame nas próximas semanas.

“Para a realização dos testes, todos passam por avaliação prévia de um profissional de saúde para confirmar a real necessidade do exame. Leva-se em consideração os dias de sintomas, histórico vacinal e histórico pregressa. A nossa prioridade é realizar o RT-PCR neste momento da pandemia, já que verifica se a doença está ativa e é o nosso padrão ouro. Estamos com a vacinação avançada, o que nos permite melhorar a aplicação desses testes”, explicou a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Melissa de Mello.

Os exames para detectar a doença podem ser feitos por aqueles que estão com sintomas do coronavírus ou com quem teve contato com quem está com a doença. Na cidade, já foram feitos mais de 612 mil exames, sendo 510.965 testes rápidos de anticorpos, 5.840 testes rápidos de antígenos e outros 95.197 mil RT-PCR, desde o início da pandemia. Deste total, foram confirmados 116.073 mil casos. O município, nos meses de pico da doença, realizava uma média de 3,5 mil exames por semana. Nas últimas semanas, o número caiu para menos de 1,8 mil por semana.

Casos

De acordo com o boletim atualizado da Secretaria Municipal de Saúde, a cidade confirmou sete óbitos em decorrência do novo coronavírus (covid-19) nesta segunda-feira (13), chegando a 3.327 no total. As mortes ocorreram entre os dias 23 de julho de 2020 e 23 de agosto de 2021.

Até o momento, São Gonçalo contabiliza 116.279 casos confirmados, 112.005 curados, 50 hospitalizados na Rede Pública Municipal de Saúde, 897 em quarentena domiciliar, 22 óbitos em investigação e 3.327 óbitos confirmados.
Os óbitos lançados no boletim são de datas retroativas, devido ao processo de investigação feito pela Divisão de Vigilância Epidemiológica, com base nos resultados dos testes realizados pelos pacientes.

Risco baixo

A avaliação que mede os índices de contaminação por coronavírus em São Gonçalo obteve oito pontos na semana 35, continuando na fase amarelo 1, com baixo risco de contaminação. A semana 35 corresponde à semana de 29 de agosto e 4 de setembro. A variação de óbitos por Covid teve quatro pontos, a variação de pacientes internados somou outros quatro pontos. Os demais índices ficaram sem pontuação.

Embora a vacinação evite a forma mais agressiva da doença, ela não impede a contaminação. Por isso, é necessário que todos os gonçalenses continuem respeitando todas as medidas sanitárias de prevenção, como uso de máscaras, isolamento social e higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel para que os índices continuem caindo.

< Romário tem alta após passar por cirurgia em hospital no Rio Programa de renda será prorrogado para vacinados <