Logo Enfoco


    Cidades

    São Gonçalo cria primeira brigada de incêndio em unidade hospitalar

    Publicado 30/06/2021 às 20:12 | Autor: Plantão Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Iniciativa é pioneira no Estado do Rio de Janeiro. Foto: Divulgação/Ascom SG

    A Prefeitura de São Gonçalo formou, nesta quarta-feira (30), no Hospital Municipal Dr. Luiz Palmier (HLP), a primeira brigada de incêndio em uma unidade de saúde municipal do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo da Secretaria de Saúde é estender a iniciativa para todas as unidades de saúde municipais.

    Através de um curso de quatro encontros, que contou com treinamento teórico e prático de combate a incêndio e de primeiros socorros, o HLP conta agora com 34 servidores aptos para agir em situação de emergência, bem como prevenir possíveis acidentes.

    O treinamento foi ministrado por Tiago Moreira Cunha, engenheiro de Segurança do Trabalho e coordenador do Serviço Especializado de Engenharia e Medicina do Trabalho da Rede de Urgência e Emergência de São Gonçalo.

    "Gostaria de enaltecer a voluntariedade dos servidores que estão se colocando à disposição para entrar nessa batalha. Precisamos nos preparar. Os acidentes, infelizmente, acontecem e nosso hospital hoje está mais preparado para esses desafios, sendo uma referência dentro do Estado do Rio de Janeiro", ressaltou o prefeito Capitão Nelson.

    Conhecedores da dinâmica e peculiaridade dos equipamentos municipais, a ideia da Secretaria é ampliar a iniciativa para outras unidades, auxiliando, assim, diretamente o trabalho dos bombeiros em caso de emergência.

    "Nosso objetivo é ampliar para todas as unidades municipais. Essa é uma inovação, um critério de segurança e uma preocupação de todo governo e da Secretaria de Saúde de ter segurança para os funcionários, pacientes e familiares que frequentam essas unidades", disse o secretário de Saúde e Defesa Civil, Dr. André Vargas.

    "A legislação não obriga, então a iniciativa da Prefeitura de criar a primeira brigada voluntária em unidade de saúde municipal do Estado do Rio de Janeiro é bem interessante. Espero que o exemplo seja seguido por outros municípios", disse Sirlei dos Anjos Cunha, inspetor do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA) e presidente da Associação dos Engenheiros do Estado do Rio de Janeiro.

    Visitas

    Depois de participar do último dia de curso da brigada de incêndio do HPL, o prefeito Capitão Nelson, na companhia do secretário de Saúde, Doutor André Vargas, vistoriou o ritmo da vacinação no Pólo Sanitário Washington Luiz, no bairro do Zé Garoto. Na sequência, o chefe do Executivo percorreu as dependências do Pronto Socorro Central, no mesmo bairro.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Estado do Rio acelera o Calendário Único de Vacinação em acordo com municípios

    Próximo artigo
    >

    Jovens de Niterói serão capacitados para o primeiro emprego

    Relacionados em Cidades