Cidades

São Gonçalo pretende inaugurar Centro de Referência em Autismo no mês de dezembro

Imagem ilustrativa da imagem São Gonçalo pretende inaugurar Centro de Referência em Autismo no mês de dezembro
Local passa pela fase final de obras. Foto: Lucas Alvarenga / Ascom São Gonçalo

A Prefeitura de São Gonçalo, por intermédio da Secretaria de Educação, vai inaugurar mais um Centro de Referência Municipal em Autismo no próximo mês de dezembro. Nesta segunda-feira (22), o secretário de Educação, Maurício Nascimento, visitou o espaço, no Centro, que está passando por reformas para atender a população. As vagas serão distribuídas para munícipes através de sorteio e serão divulgadas em breve.

A partir de dezembro deste ano, serão atendidas em torno de 150 crianças, sendo ofertados, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, serviços de Fonoaudiologia, Psiquiatria, Fisioterapia, Psicologia, entre outros. O objetivo do Centro de Referência Municipal em Autismo é assistir os alunos, independente de idade, de forma interdisciplinar e humanizada, possibilitando a criação de um espaço de aprendizagem, interação e desenvolvimento intelectual.

“A proposta do prefeito Capitão Nelson é que possamos, cada vez mais, expandir esse tipo de atendimento à população do nosso município, fazendo com que os cuidados a crianças autistas possam chegar a todas as regiões da cidade”

Maurício Nascimento, secretário municipal de educação

Autismo

O autismo é caracterizado pela dificuldade de comunicação e interação social e por interesses restritos, acompanhados de comportamentos repetitivos. O chamado espectro autista compreende desde os casos mais severos, com quadros de convulsão, até os com Síndrome de Asperger, em que a capacidade de linguagem e aprendizado são preservadas, mas há dificuldades de adaptação social, empatia na capacidade de compreensão ou percepção dos sentimentos do outro, déficit na linguagem comunicativa, na imaginação e déficit no comportamento, na flexibilidade cognitiva e com esteriotipias motoras.

< Manguezal de sangue em SG: 'Nessa guerra quem perde são as famílias' Erika Januza é coroada rainha de bateria da Viradouro <