Cidades

São Gonçalo promove ação pelo Dia de Combate às Drogas

A ação contou com apoio das Secretarias de Assistência Social e da Saúde. Foto: Renan Otto/Ascom Maricá

Em alusão ao Dia Internacional de Combate às Drogas, celebrado no próximo dia 26, a Secretaria de Políticas sobre Álcool e Drogas de São Gonçalo preparou uma programação com palestra de conscientização, materiais informativos e assessoria jurídica no Centro Pop, no bairro Mutondo, na manhã desta quarta-feira (23). A ação contou com apoio das Secretarias de Assistência Social e da Saúde. 

"Nosso objetivo é que, através dessas ações, a gente consiga conscientizar as pessoas sobre os males causados pela dependência química. Queremos que essas pessoas saibam que podem contar com o nosso auxílio para prestar a assistência necessária. Pretendemos entregar o mais breve possível um centro de reabilitação, através de uma parceria com o governo do Estado, para o município”, afirmou Wanderson Dias, secretário de Políticas sobre Álcool e Drogas. 

O uso indevido de substâncias como álcool, cigarro, crack e cocaína é um problema de saúde pública e, por isso, a Secretaria de Políticas sobre Álcool e Drogas busca a valorização da parceria intersetorial para agir em prol das pessoas em vulnerabilidade social.

“Quero exaltar a iniciativa do prefeito Capitão Nelson, juntamente com as secretarias de Políticas sobre Álcool e Drogas e Assistência Social, na promoção desta importante integração entre os diversos órgãos do município, pois com isso eles conseguem agregar serviços para atendimento das necessidades da população. Espero que essa iniciativa repercuta em outros setores do município para que atenda as atribuições dos órgãos, que, integrados, podem operar de uma maneira mais satisfatória”, disse Ernande Abreu, subsecretário estadual de Prevenção à Dependência Química, que esteve presente nas atividades promovidas no Centro Pop.

Durante o evento, foi apresentada a palestra com o tema “Sintomatologia sobre o uso, abuso e dependência química” por Wallace Arêa, presidente do Conselho de Álcool e Drogas do município de São Gonçalo.

“Nossa intenção é levar informação para aqueles usuários que estão na linha tênue entre o abuso e a dependência, para que eles possam se conscientizar sobre os riscos da doença, identificando em si possíveis traços da dependência e que tenham o incentivo de buscar ajuda junto aos órgãos competentes”, disse Wallace.  

A programação contou ainda com auxílio no cadastro do Bolsa Família e do Caps.

< Tanguá abre inscrições para bolsas em cursos profissionalizantes Policiais fecham o cerco contra acusados de tráfico em Itaboraí <