Cidades

São Gonçalo prorroga medidas de isolamento social

As atividades e organizações religiosas poderão funcionar, desde que respeitando os protocolos sanitários. Foto: Marcelo Tavares

Como São Gonçalo segue com risco médio de contaminação pela Covid-19, com cerca de 90% dos leitos ocupados, a Prefeitura decidiu prorrogar as medidas de isolamento social até o dia 30 de novembro. O Decreto 359/2020 foi publicado nesta sexta-feira (27) e estabelece regras de enfrentamento à pandemia do Coronavírus.

Dentre as determinações, a Prefeitura decretou a diminuição do fluxo de clientes dentro dos estabelecimentos comerciais, que poderão funcionar com dois terços de sua capacidade, ficando impedida a circulação de crianças menores de cinco anos. As atividades e organizações religiosas poderão funcionar, desde que respeitando os protocolos sanitários. 

Também poderão abrir as feiras livres que realizem comercialização de produtos do gênero alimentício e o Centro de Tradições Nordestinas, limitando o atendimento a dois terços da capacidade de lotação. Já as academias, estúdios de musculação, pilates e centros de ginástica poderão funcionar com um terço da capacidade, seguindo uma série de medidas estabelecidas em decreto. 

Aos estabelecimentos autorizados a funcionar, fica vedada permanência continuada após o check-out e aglomeração de pessoas nestes locais. Continua obrigatório o uso de máscaras faciais para todos os trabalhadores vinculados aos estabelecimentos comerciais e industriais, e seus respectivos clientes, devendo o estabelecimento, obrigatoriamente, oferecer álcool em gel 70%.

Os shopping centers, centros comerciais e galerias poderão funcionar no horário de 10h às 22h, seguindo as seguintes determinações:

  • Garantam o fornecimento de equipamentos de proteção individual e álcool em gel 70% a todos os funcionários;
  • Disponibilizem na entrada do shopping center ou centro comercial, e nas lojas e elevadores, álcool em gel 70% (ou similares) a todos os clientes;
  • Permitam o acesso e circulação no interior do estabelecimento apenas a clientes, frequentadores e funcionários que estiverem usando máscara de proteção respiratória;
  • Adotem medidas de contenção do acesso ao interior do estabelecimento com vistas a manter o distanciamento mínimo de um metro entre cada cliente;
  • Mantenham fechadas as áreas de recreação e lojas como brinquedotecas, jogos eletrônicos, cinemas, teatros e congêneres;
  • Limitem a capacidade de utilização de praças e quiosques de alimentação a dois terços da capacidade de mesas e assentos; proíbam o uso de provadores pelos clientes;
  • Limitem o uso do estacionamento a dois terços da capacidade;
  • Garantam a qualidade do ar dos ambientes climatizados, seguindo os protocolos de manutenção;
  • Espaços como estoques, copa ou outras áreas de serviço deverão ser usados com as mesmas regras de distanciamento e higiene que os espaços comerciais;
  • Fica proibida a realização de eventos e de qualquer tipo de atividade com presença de público que envolva aglomeração de pessoas, tais como eventos desportivos (profissional ou amador), show, comício, passeata, parques internos e externos, lojas e salas de jogos, espaços de entretenimento e demais atividades que, não permitidas em decreto, acarretem aglomerações.

Cidade avança nas ações de combate e tratamento a Covid-19

Foto: Ascom SG

Após perder o paladar e o olfato, Issyla Oliveira Capela, de 29 anos, foi com o marido e os três filhos fazer o teste rápido da Covid-19 no posto de atendimento montado esta semana, na Praça Zé Garoto, em São Gonçalo. Ela e outras 450 pessoas foram atendidas no local na manhã desta sexta-feira (27). O novo posto irá atender também neste final de semana, das 8 às 17 horas.

"Como não estou sentindo mais cheiro nem gosto de nada, resolvi fazer o exame junto com o meu marido e as crianças. O atendimento foi bom e rápido. O resultado deu negativo, mas fui orientada a procurar um médico no Centro de Triagem ou em uma unidade de saúde", explicou a moradora do bairro Santa Catarina.   

Com uma estrutura ampla e instalada em local aberto e sem aglomeração, a unidade de atendimento a partir de hoje será responsável pela realização dos testes rápidos deixando, assim, o Centro de Triagem ao Coronavírus, ao lado da praça, exclusivamente para os testes de sorologia e swab e atendimento médico.

O prefeito José Luiz Nanci fiscalizou o funcionamento do posto de atendimento novamente na manhã desta sexta-feira, conversou com as pessoas que aguardavam para fazer o teste rápido e explicou um pouco mais sobre a doença.

“A testagem nos ajuda a promover um direcionamento ainda melhor nas nossas ações. Desde o início da pandemia estamos promovendo os testes em 13 postos de atendimento”, ressalta.   

Leitos

A secretaria de Saúde está concluindo as obras para construção de uma rampa que levará pacientes contaminados pelo coronavírus até o segundo andar do Hospital de Retaguarda Gonçalense (antigo Menino Deus), onde serão abertos mais 50 leitos de enfermarias para a Covid-19.

A prefeitura também está concluindo obras no Hospital Franciscano Nossa Senhora das Graças, mais conhecido como Hospital das Freiras, em Lagoinha. A unidade irá ganhar mais 20 leitos entre enfermaria e CTI.

Postos de testagem

Para quem quiser saber se está contaminado com o vírus, basta se dirigir aos locais que fazem o teste rápido da Covid, que atendem de segunda a sexta, das 9h às 16h, sendo eles: PAM Coelho, PAM Neves; PAM Alcântara; Clínica Municipal Gonçalense Barro Vermelho; Clínica da Criança (0 a 12 anos); Polo Sanitário Rio do Ouro; Polo Sanitário Washington Luiz Lopes, na Zé Garoto; Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima, no Jardim Catarina; Polo Sanitário Paulo Marques Rangel, no Porto do Rosa; e o Polo Sanitário Hélio Cruz, no Alcântara.

Outro local que faz o exame é a Clínica Municipal Gonçalense Mutondo, que atende de segunda a sexta, das 8h às 22h, e sábado das 8h às 15h. 
O Centro de Triagem ao Coronavírus atende todos os dias das 8h às 18h e o Hospital Franciscano Nossa Senhora das Graças, em Lagoinha, atende durante 24h, todos os dias também.

< Honda solta o verbo: "Vou começar a pensar em ir embora" Deputados assumem secretarias no Governo do Rio <