Cidades

São Gonçalo realiza sanitização em mais 30 bairros a partir desta segunda

Imagem ilustrativa da imagem São Gonçalo realiza sanitização em mais 30 bairros a partir desta segunda
|  Foto: Foto: Ascom SG
Nos bairros, são usadas as motofogs com o quaternário de amônia de 5ª geração diluído em glicerina, que tem a mesma eficácia e tecnologia usada na China. Foto: Ascom SG

Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo continua com a sanitização contra o coronavírus para conter o avanço da doença e o trabalho de pulverização de inseticida nas ruas da cidade para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti – transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya. As ações são realizadas em todos os dias úteis da semana pelas equipes da Vigilância em Saúde Ambiental, que também sanitiza os órgãos públicos com o quaternário de amônia de 5ª geração. Em média, as ruas de seis bairros são visitados de segunda à sexta-feira.    

Nesta semana, 30 bairros serão beneficiados com a presença das motofogs. O quaternário de amônia de 5ª geração desinfecta fungos, bactérias e vírus. A aplicação do produto rompe a cápsula do coronavírus e o elimina do ambiente. O produto é usado nas ruas da cidade através das motofogs e em alguns órgãos públicos através da motobomba. O objetivo principal é eliminar o vírus do ambiente, reduzindo o contágio entre a população.

Nesta semana, os bairros Patronato, Jóquei, Galo Branco, Venda da Cruz, Itaúna, Gradim, Vila Candoza, Lindo Parque, Tenente Jardim, Morro do Castro, Porto do Rosa, Porto da Madama, Coelho, Rocha, Engenho Pequeno, Itaoca, Porto Velho, Colubandê, Estrela do Norte, Zumbi, Pita, Mutuá, Anaia Grande, Barracão, São Miguel, Jardim Catarina e Mutuaguaçu serão contemplados.

Nos bairros, são usadas as motofogs com o quaternário de amônia de 5ª geração diluído em glicerina, que tem a mesma eficácia e tecnologia usada na China. Para eliminar o coronavírus nas unidades de saúde e hospitais é usado o quaternário de amônia de 5ª geração diluído em água, que é aplicado por um veículo picape equipado com uma motobomba acoplada. 

Inseticida

A Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo também realiza o trabalho de pulverização de inseticida para eliminar o mosquito Aedes aegypti. Para este trabalho, também são usadas as motofogs, que são monitoradas por GPS e acompanhadas em tempo real pela Secretaria Municipal de Saúde. 

A aplicação do produto, na semana de 14 a 18 de junho, será nos seguintes bairros: Porto da Madama, Jardim Tiradentes, Lagoinha, Raul Veiga, Vila Três, Coelho, Jardim Miriambi, Sacramento, Boaçu, Laranjal, Santa Izabel, Brasilândia, Anaia Grande, Porto Velho, Rosane, Vila Iara, Anaia Pequeno, Arrastão, Camarão e Porto Novo. Vale lembrar que os produtos utilizados são autorizados pelo Ministério da Saúde e são os mesmos utilizados em todas as cidades do Brasil. 

Programação Sanitização:

Segunda-feira (14): Patronato, Jóquei, Galo Branco, Venda da Cruz e Itaúna    

Terça-feira (15): Gradim, Vila Candoza, Lindo Parque, Tenente Jardim, Morro do Castro e Porto do Rosa 

Quarta-feira (16): Porto da Madama, Coelho, Rocha, Engenho Pequeno e Itaoca

Quinta-feira (17): Porto Velho, Colubandê, Estrela do Norte, Zumbi, Pita e Mutuá 

Sexta-feira (18): Anaia Grande, Barracão, São Miguel, Jardim Catarina e Mutuaguaçu

Programação do controle de arbovirose:

Segunda-feira (14): Porto da Madama, Jardim Tiradentes, Lagoinha, Raul Veiga e Vila Três    

Terça-feira (15): Coelho, Jardim Miriambi e Sacramento

Quarta-feira (16): Boaçu, Laranjal e Santa Izabel

Quinta-feira (17): Brasilândia, Anaia Grande e Porto Velho

Sexta-feira (18): Rosane, Vila Iara, Anaia Pequeno, Arrastão, Camarão e Porto Novo

< Idosos recebem atendimento exclusivo em São Gonçalo Jardim Botânico do Rio festeja 213 anos com trilha histórica e exposição <