Cidades

São Gonçalo reforça alimentação de qualidade nas escolas municipais

Imagem ilustrativa da imagem São Gonçalo reforça alimentação de qualidade nas escolas municipais
A escolha dos itens da merenda escolar é feita por um grupo técnico de nutricionistas. Foto: Ascom SG

A Secretaria de Educação de São Gonçalo está reforçando junto à direção das escolas a orientação quanto à qualidade da merenda oferecida aos alunos da rede municipal. Na última semana, o prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson, o secretário de Educação, Maurício Nascimento, e o vereador Nelsinho Ruas, visitaram a Escola Municipal Darcy Ribeiro, em Vista Alegre. Na ocasião, eles fiscalizaram o preparo do almoço na cozinha da unidade, que oferece um cardápio indicado pela Secretaria de Educação, com orientações nutricionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

“A alimentação é fundamental, principalmente nessa época da pandemia, com as dificuldades que estamos enfrentando, com o alto índice de desemprego, não só no município, mas no país todo. Muitas crianças dependem dessa alimentação das escolas, então é importante que a gente forneça uma alimentação adequada porque, com o organismo bem alimentado, elas terão facilidade de adquirir conhecimento. É importante que a gente fiscalize as cozinhas, pois o alimento faz parte da educação”, afirmou o prefeito Capitão Nelson.

A escolha dos itens da merenda escolar é feita por um grupo técnico de nutricionistas, que analisa a faixa etária dos alunos, itens regionais e questões sazonais para montar uma dieta balanceada. O cardápio é único para toda a rede municipal e sofre alterações sempre que necessário. Para o secretário de Educação, Maurício Nascimento, a fiscalização é essencial para ver de perto a qualidade dos alimentos.

“É fundamental para o desenvolvimento dos nossos alunos uma merenda de qualidade e nosso prefeito vem determinando que, além do Kit Alimentação, as escolas também mantenham uma alimentação de qualidade para os alunos que estão frequentando as escolas de forma presencial”, explicou Maurício Nascimento.
Segundo a nutricionista da Secretaria de Educação, Carla Gomes, o cardápio é diversificado, usando toda a criatividade com alimentos como frutas e legumes, aveia, arroz, feijão preto, feijão carioca, carne, peixe, frango, vitaminas de frutas com aveia, entre outros pratos.

“O cardápio é  um instrumento  utilizado para assegurar que os alunos irão receber uma alimentação saudável e adequada. Ele é feito respeitando as resoluções do FNDE e calculado de acordo com a necessidade nutricional dos alunos por faixa etária. Temos o cuidado de diversificar os gêneros para que o mesmo não fique monótono”, explica Carla Gomes.

< Brasil é tetracampeão da Copa do Mundo de beach tennis ao bater a Itália Goleiro da Bélgica faz duras críticas à UEFA: "Só pensam em dinheiro" <