Cidades

São Gonçalo tem queda nos índices de contaminação por Covid-19

Imagem ilustrativa da imagem São Gonçalo tem queda nos índices de contaminação por Covid-19
|  Foto: Foto: Marcelo Tavares
A cidade segue com baixo risco de contaminação. Foto: Marcelo Tavares

Os índices que medem a contaminação por coronavírus em São Gonçalo estão em queda. Na semana 39, equivalente à semana de 26 de setembro a 2 de outubro, foram contabilizados apenas quatro pontos – dois na variação de óbitos por covid-19 e outros dois pela variação dos pacientes internados. A cidade continua na fase amarelo 1, com baixo índice de contaminação. Os índices de ocupação de leitos UTI adulto, ocupação de leitos de enfermaria e dos casos notificados nas duas últimas semanas não pontuaram. 

Na semana 39/2021, os indicadores apontaram 29% de ocupação de leitos de UTI adulto, não contabilizando. Na semana anterior, eram 34% (0 ponto). A ocupação de leitos de enfermaria ficou em 21% (0 ponto). Na semana anterior ficou em 30% (0 ponto). A variação de óbitos pelo Coronavírus ficou com 0,93 e obteve dois pontos. Na semana anterior eram 0,38 (0 ponto). A variação de pacientes internados ficou em 0,82, somando dois pontos. Na semana anterior foi 0,98, obtendo dois pontos. E, por último, a porcentagem dos casos da covid-19 notificados ficou em -54% (0 ponto). Na semana anterior foi de 37% (6 pontos).

Para ter a fase de risco determinada são avaliados cinco indicadores, que são: capacidade de leitos de UTI, capacidade de leitos de enfermaria, variação de óbitos por covid-19, variação de novos casos e variação de pacientes internados. Dependendo dos números do sistema municipal de saúde, o município vai contando pontos. Com o total, a cidade é colocada em uma fase. São cinco no total, sendo o amarelo 1 (fase 1) – o de risco mais baixo (variação de 0 a 9 pontos) e o vermelho escuro (fase 5) com maior risco de contaminação (com pontuação maior que 40).

É importante ressaltar que as avaliações de confirmação de óbitos sofrem alterações, diariamente, e podem ser referentes a datas retroativas devido ao processo de investigação da Vigilância Epidemiológica com base em resultados dos testes realizados pelos pacientes. 

< Presa esposa de chefe do tráfico em comunidade de Niterói Internacional goleia Chapecoense por 5 a 2 pelo Brasileirão <