Filme

São Gonçalo terá doc sobre luta a favor do meio ambiente na cidade

Produção será lançada no próximo dia 25

Bastidores do documentário "Nosso Pé de Goiaba"
Bastidores do documentário "Nosso Pé de Goiaba" |  Foto: Divulgação
  

O documentário "Nosso Pé de Goiaba", idealizado pelo coletivo Ressuscita São Gonçalo em parceria com o Sesc através do projeto Mais Juventudes, será lançado no dia 25 de março, no próprio Sesc, na Estrela do Norte. 

Segundo a produção, o filme reúne áreas de orla, mata e campo da cidade para mostrar histórias de vida e luta em defesa do meio ambiente.

Retoma-se o passado com histórias locais levando perspectivas para o futuro ao traçar conexões com a Agenda 2030 e a necessidade da busca por justiça climática.

"A partir do conhecimento do passado da cidade, de como a vida das comunidades mudaram e de como a juventude/as novas gerações têm se relacionado com esses ambientes, é possível assimilar as potencialidades de desenvolvimento do território a partir de uma perspectiva conectada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU", explica a diretora da produção, Maria Beatriz Viana.

A mostra audiovisual visa ainda fortalecer a identidade gonçalense que muitos dos moradores acabam deixando se perder pela narrativa constante de que São Gonçalo é uma cidade onde problemas como violência e negligência do poder público se sobressaem frente às suas potentes histórias.

O filme reúne áreas de orla, mata e campo da cidade para mostrar histórias de vida e luta em defesa do meio ambiente
O filme reúne áreas de orla, mata e campo da cidade para mostrar histórias de vida e luta em defesa do meio ambiente |  Foto: Divulgação
  

Além da própria exibição do documentário, o evento incluirá uma mini-exposição fotográfica e mesa de debate com o tema "Vivências do ontem, olhares para o amanhã: o que São Gonçalo precisa de nós hoje".

A mesa será formada por Maria Beatriz Viana, diretora do documentário; Vitória Laís, geógrafa e cofundadora do coletivo Ressuscita São Gonçalo; Luciano Tardock, historiador e idealizador do "Memorias de São Gonçalo" e Thaís Magno, mestre em projetos sociais e gestora do Sesc.

O evento tem entrada limitada (120 convidados). Portanto, quem quiser participar, é preciso enviar confirmação de presença com o coletivo através do Instagram @ressuscitasaogoncalo. O Sesc São Gonçalo fica na Avenida Presidente Kennedy, 755, Estrela do Norte, São Gonçalo. 

O trailer do documentário pode ser assistido em: https://www.youtube.com/watch?v=2UQJ-LBZFh0

O COLETIVO 

O Coletivo Ressuscita São Gonçalo existe desde 2019 com a missão de promover a aproximação dos cidadãos com a construção de políticas públicas na cidade, através da geração, organização e difusão de dados e pesquisas, além de fortalecer a identidade gonçalense, conectando pessoas e organizações em prol da garantia do direito à cidade.

Em 2020, publicou a Agenda São Gonçalo 2030, um documento com 40 propostas divididas em oito eixos, assinado por 29 organizações do território. 

Grupo O Coletivo Ressuscita São Gonçalo
Grupo O Coletivo Ressuscita São Gonçalo |  Foto: Divulgação
  

Em 2021, executou o projeto "Diálogos 2030", reunindo coletivos parceiros para discutir temas como Soberania e Segurança Alimentar, Empreendedorismo Feminino e Educação Popular, participando de audiências públicas, conversas com poderes Executivo e Legislativo, atos públicos, além de divulgar pesquisas e fortalecer ações de parceiros da sociedade civil.

"Nosso Pé de Goiaba" é a primeira produção audiovisual criada e organizada pelo coletivo e é um passo fundamental em direção à busca de novas narrativas, que fortaleçam a luta por justiça climática. Através sobretudo da conexão entre ação, história e futuro. É um pouco de cada um que alimenta e co-cria o nosso ser gonçalense.

< Vaga para garçom exige despertador e bateria de celular resistente Suspeito de estuprar turista argentina é preso no Rio <