Cidades

São Gonçalo terá redução de turmas do EJA no 2º semestre

Imagem ilustrativa da imagem São Gonçalo terá redução de turmas do EJA no 2º semestre
|  Foto: Thiago Louza
Município terá redução no número de unidades que oferecem o 1º segmento do EJA. Foto: Aquivo/ Prefeitura de São Gonçalo

Após o boato de encerramento das aulas do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) circular nas redes sociais, a Prefeitura de São Gonçalo divulgou uma nota, nesta quinta-feira (10), negando o fim das aulas e informando uma redução no número de turmas do 1º segmento para o segundo semestre deste ano. O projeto visa oferecer uma nova oportunidade para jovens e adultos que não conseguiram concluir o Ensino Fundamental, na correta relação idade-ano escolar.

De acordo com o governo municipal, foi detectado que havia a necessidade de otimização de alunos de 1º segmento, no qual não há demanda. Sendo assim, atendendo à portaria de matrícula SEMED/118/2020, a Secretaria Municipal de Educação irá ''disponibilizar a otimização de vagas e prioridade no remanejamento de alunos, que podem estar fazendo a opção entre oito escolas da rede, que irão oferecer 1º e 2º segmento''. As outras onze unidades, segundo o o governo municipal, permanecerão abertas ofertando apenas o 2º segmento em razão da pouca demanda do outro segmento.

"A partir do 2º semestre de 2021, as 18 unidades da rede municipal que possuem EJA (Educação de Jovens e Adultos) permanecerão abertas, oferecendo as modalidades de acordo com a demanda".

Trecho da nota da Prefeitura de São Gonçalo

Quem se mostrou contrário à redução das unidades com ambos os segmentos foi o vereador Professor Josemar (PSOL), que informou que a redução desfavorece o Plano Municipal de Educação, que visa oferecer uma ampliação das oportunidades para o período noturno.

"Essa redução acaba desfavorecendo o Plano Municipal de Educação. Em muitos casos, os alunos terão que se deslocar para unidades distantes, o que acaba atrapalhando a vida dessas pessoas que possuem o interesse de concluir o Ensino Fundamental. Essa redução acaba prejudicando a relação idade-ano escolar. As pessoas que procuram pelo EJA precisam de uma maior atenção. Com a redução, a impressão que se passa é que estão dificultando a vida dessas pessoas".

Professor Josemar (PSOL)

As oito unidades que continuarão com a oferta do 1º segmento são as seguintes: Colégio Municipal Presidente Castelo Branco, no Boaçu; Escola Municipal Almirante Alfredo Carlos S. Dutra, no Alcântara; Escola Municipal Almirante Alfredo Carlos S. Dutra, no Lindo Parque; Escola Municipal Almirante Alfredo Carlos S. Dutra, em Nova Cidade; Escola Municipal Aurelina Dias Cavalcanti, no bairro Amendoeira; Escola Municipal Anísio Spinola Teixeira, em Santa Luzia; Escola Municipal João Cabral de Mello Netto, em Vista Alegre; e Escola Municipal Pastor Haroldo Gomes, em Itaúna.

< Sequência de Jogos Mortais tem estreia antecipada Planos de saúde coletivos têm reajuste maior do que o teto da ANS <